Governo do Estado são oficializados para participarem de congresso de mineração

(Com Informações de Roney Wydiamaior/ Blog Repórter Carajás). Laudi Witeck, ex – prefeito e agora vereador eleito por Tucumã para o mandato 2017/2020, representou o município neste último sábado em Redenção no qual o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fez a inauguração de um voou inaugural com serviços oferecidos pela as empresas aéreas Piquiatuba, Two p Flex e Pema.

O programa ‘Voe Pará’ faz parte de uma série de ações e iniciativas do programa “Pará 2030”, do Governo do Pará e no primeiro voou inaugural estiveram presentes a bordo parlamentares e secretários de Estado.

Para Laudi Witeck que estava acompanhado de Clécio Witeck, médico veterinário e diretor da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara) e além de Júlio Gomes ‘Julinho do Rey das Bicicletas’, presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã (Aciapt) e o empresário Raimundo Nonato Mota ‘Nonato do Vôlei’. Afirmam que essas medidas são de extrema importância para fortalecer cada vez mais o desenvolvimento da região Araguaia destes 15 municípios do Sul do Pará o que contribuirá com a interligação rápida e segura com região norte do País.

O vereador eleito Laudi Witeck aproveitou a ocasião para convidar e oficializar com ofícios as autoridades estaduais para participarem no município de Tucumã, no início do mês de Dezembro no Salão Paroquial da Igreja Católica do I Congresso de Mineração do Alto Xingu Mineração (Comax). Evento promovido e organizado pelas as Cooperativa dos Mineradores de Tucumã e Alto Xingu (Coomtax) e Cooperativa de Garimpeiros de Ourilândia e Região (Cooperouri).

Segundo Laudi Witeck que já exerceu o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente do município de Tucumã explica que a ideia neste evento e debater políticas públicas em conjunto com Governos municipais de todo o eixo da P A 279, Estadual e Federal no sentido que a sociedade entenda que é possível exercer atividade garimpeira de uma formula sustentável, socioeconômico cooperando para o desenvolvimento fazendo uma socialização com a exploração da maior providencia mineral do planeta em função do crescimento sócio e econômico para todos.

Segundo Décio Matos, presidente da Cooperativa dos Mineradores de Tucumã e Alto Xingu (Coomtax) somente com esforços e a união de todos e possível avançar nessa discursão da legalização da atividade garimpeira não só nos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte mais em toda a região. “Para tanto o objetivo é mobilizar os órgãos federais, estaduais e municipais competentes para a legalização da atividade garimpeira e mineração de maneira que o nosso povo tenha acesso legal e com respeito ao meio ambiente possa desenvolver esse estratégico e importante seguimento econômico em favor de nossa micro região”. Enfatiza, Matos.

E esperando com muita expectativas as presenças de órgãos ligados direto e indiretamente a atividade garimpeira no Brasil e no Estado do Pará, como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto Brasileiro do Meio e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM – BIO), Casa Civil do Governo do Pará, Cedeme, Semas, Ministério Público Estadual (MPE). Além das prefeituras Municipais de Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, além de diversos Deputados Estaduais e Federais.