Expandir e diversificar a produção rural de Tucumã continua sendo um dos maiores objetivos dos representantes do Executivo e do Legislativo municipal em apoio a Agricultura de Baixo Carbono.
Com Informações de Roney Wydiamaior
O prefeito Adelar Pelegrini, vice – prefeito Dr. Miguel Marques e o presidente da Câmara Municipal de Tucumã vereador Savanas, estiveram na tarde desta sexta – feira, dia 26, com os produtores rurais. O encontro aconteceu no Salão da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida e também contou com a presença dos vereadores Laudi Witeck, José Valnei Pinto de Oliveira o Tiririca, Secretária de Agricultura Cássia Alexandrino, Secretário de Meio Ambiente Clarismar Oliveira e representantes das prestadoras de projetos responsáveis pela a elaboração do Projeto Rural Sustentável.
A prefeitura de Tucumã está atuando como protagonista ao auxiliar as prestadoras: Coordenada Rural, Zambezi e Pro Rural a impulsionarem este projeto denominado de Rural Sustentável no município para que produtores rurais integrem ao Sistema Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF), incluindo também o Sistemas Agroflorestais (SAF) visando obter tecnologias dentro do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) com as implantação de Unidades Demonstrativas (UDs), Unidades Multiplicadoras (UMs), sendo que os investimentos em apoio ao médio produtor ao incentivá-los a produzir e conservar, são custeados pelos governos: Brasileiro e Britânico .
O executor e gestor financeiro é o BID, com cooperação técnica e financiamento do Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF), Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (Defra), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Expandir e diversificar a produção rural no município de Tucumã continua sendo um dos maiores objetivos dos representantes do Executivo e do Legislativo municipal, que estiveram presentes na reunião com os produtores rurais. Ambas as autoridades ressaltaram que, para alcançar esses objetivos, a união de parceiros são essenciais.
“Essa união é o que nos permite avançar no desenvolvimento de uma Tucumã mais produtiva, com suas cadeias fortalecidas e ambientalmente corretas. E hoje podemos dizer que as instituições públicas aliadas ao cooperativismo e com apoio do Governo Federal e do Reino Unido, estão contribuindo com o fomento desse setor, que simboliza principalmente renda, emprego, produtividade, preservação ambiental e aumento da qualidade de vida”, enfatizou o prefeito, Adelar Pelegrini.
O vice – Prefeito Dr. Miguel Marques, que também é produtor rural de cacau e da atividade pecuária de cria, recreia e engorda, defende a diversificação rural oportunizando ao produtores rurais de Tucumã para que com a participação de todos os parceiros do Projeto Rural Sustentável possam de fato alcançar resultados satisfatórios com a devida qualificação seguida a modernização, tecnologia e o crescimento da produção agrícola. “Nosso objetivo é atender o máximo de demandas dos nossos produtores que terão a condição de produzir e gerar renda possibilitado o desenvolvimento rural e a qualidade de vida no campo já que possuímos terras férteis e clima favoráveis”. Pondera o Vice- Prefeito, Dr. Miguel.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Savanas reforçou o compromisso do projeto que tem por finalidade promover eficiência e sustentabilidade no campo, promovendo assim a conservação da biodiversidade e proteção do clima. “É uma iniciativa que oferece para os nossos produtores rurais oportunidades de ganhos financeiros além da possibilidade de adquirir conhecimentos relacionados há uma gestão sustentável e de tecnologias de baixo carbono”. Lembra, Savanas.
Loyanne Lima Feitosa, monitora de campo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), fez uma explanação sobre a importância do projeto e as metas para atingir verdadeiramente conservação da biodiversidade e proteção do clima. “O Rural Sustentável visa promover a implantação de um projeto de grande escala que possa contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais conforme previsto no Projeto Rural Sustentável e o município de Tucumã estão aprovados 115 projetos a frente dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul”. Concluiu Loyanne Lima.