Inaugurado em Tucumã Centro de Tradições Gaúchas

O CTG vai de encontro com a sociedade que busca resgatar, cultivar e difundir as tradições culturais no município

Com informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Ray Alves

A cidade de Tucumã ganhou um novo espaço para eventos social. Trata-se do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Porteira da Amizade”. A solenidade contou com a participação do prefeito Adelar Pelegrini, presidente da câmara municipal, vereador Savanas, secretários municipais e membros da comunidade gaúcha.

O radialista do programa de Rádio “ Roda de Chimarrão”, presidente do Centro de Tradições Gaúchas de Tucumã, denominado de “Porteira da Amizade”, José Romualdo da Rocha o Zeca Gaúcho agradeceu a todos os envolvidos na liberação do recurso. Desde do ano de 2008 eu e mais 14 pessoas estávamos lutando por este objetivo da construção da nossa sede própria. Zeca Gaúcho lembrou ainda que a ideia e que o espaço seja utilizado não só pelos os tradicionalistas, mas pela comunidade em geral, observa.

Savanas agradeceu ao então deputado federal Wandenkolk Gonçalves em ter atendido esse pleito junto ao Ministério do Turismo em que consiste na liberação de emenda parlamentar no valor de trezentos mil reais, o que fará que o município possa aplicar esse recurso em prol do turismo e da cultura do município que é a construção do CTG de Tucumã. “Este foi o compromisso assumido ainda em 2014 pelo o deputado federal Wandenkolk Gonçalves, em Brasília, em reunião em seu gabinete entre eu, o prefeito Adelar Pelegrini e o Junior Bezerra. O CTG vai de encontro com a sociedade que busca resgatar, cultivar e difundir as tradições culturais em nosso município.

Prefeito Adelar Pelegrini (MDB) comentou da importância de se investir em cultura. “ Obras como essa são de suma importância para nossa cidade, resgatando a cultura dos gaúchos em Tucumã. Estamos lutando cada dia mais, para desenvolver nosso município.

Cultura.

A implantação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG Porteira da Amizade de Tucumã) se justifica devido a cidade de Tucumã-PA, ter origem na década de 1970, quando a união deu início a incentivos para a ocupação da Amazônia, na época muitos migrantes do sul do país vieram para a região e aqui permaneceram, não deixando porém, de preservar suas raízes e tradições.

A comunidade gaúcha, portanto, representa uma parcela significativa a população da região, e ao longo do tempo tem reunido esforços para ter um centro próprio e que possua estrutura para acolher suas atividades.

A construção deste CTG visa proporcionar à comunidade gaúcha residente em tucumã, um local para realização de festas, jogos, reuniões comunitárias, além de oportunizar a realização de eventos no âmbito regional, uma excelente forma de incentivo ao turismo na cidade de Tucumã.

A construção do CTG consistirá na construção de um galpão, com banheiros, uma cozinha comunitária, um palco para apresentações, e um local livre para o público, que pode ser destinado a mesas e pode tornar se local para danças em outros momentos.

O local para implantação do objeto foi escolhido em função dos acessos, fica próximo à PA-279, possui uma área ampla, o que possibilita a realização de eventos de grande porte com espaço para a implantação de estacionamentos.

O Bairro de implantação do objeto, Palmeira II, é uma região carente da cidade, e caracteriza se pela falta de estruturas de lazer. A implantação de um local como o CTG, nesta região dará à população local um espaço estruturado de acesso à cultura, e proporcionará à região um novo atrativo turístico