Inaugurarada agroindústria de produção de polpa de fruta que promete movimentar a agricultura familiar

Roney Wydimaior/ Fotos Rafael Magalhães

Mais um a agroindústria familiar foi oficialmente inaugurada na tarde desta quarta – feira (19) no município de Tucumã, mais precisamente no sítio Nova Esperança localizado na vicinal laranjeira. Agroindústria de polpas de frutas de propriedade do casal Valdovino Ferreira e Maria das Dores recebeu hoje a certificação para o funcionamento do empreendimento o que irá permitir a comercialização dos produtos para a merenda escolar.

Certificação

A partir de agora a empresa já conta com o título de registro de produtos artesanais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). A certificação foi entregue por autoridades do âmbito do Executivo, Legislativo do município de Tucumã e do Governo do Estado do Pará. “É um passo importante para os produtores ao qual proporcionamos maior segurança alimentar aos consumidores” afirmou Leonir Rosseto, diretor regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Investimentos

Para o casal de produtores rurais proprietários do Sítio Nova Esperança, a implantação desta agroindústria é como se fosse um sonho que agora se torna realidade. “Eu ouvia através do rádio falando sobre esse projeto e quando foi um dia eu e meu esposo participamos de um dia campo e nos interessemos em fazer parte deste projeto. Atualmente iremos começar com a produção de açaí, cajá, maracujá, acelora, manga entre outros culturas. Nossa meta inicial e produzir algo entorno de 1.500 kg e o nosso cliente principal será a prefeitura já que iremos fornecer para o programa de aquisição de merenda escolar do município”. Enfatiza dona Maria das Dores.

O prefeito Adelar Pelegrini presente ao evento afirmou estar satisfeito com o que viu da estrutura da agroindústria de polpa de frutas e que a prefeitura de Tucumã está à disposição para contribuir com a produtividade do homem do campo. “Quero enaltecer todo o esforço e o comprometimento de toda a equipe da secretaria de agricultura e os órgãos responsáveis pelo o licenciamento de mais uma agroindústria que se concretiza em nossa administração e desejar sucesso e boa sorte ao casal de produtores pela a belíssima agroindústria”. Ponderou o prefeito Adelar Pelegrini

Presenças

Também participaram do evento além do prefeito Adelar Pelegrini, vereadores, secretários municipais de agricultura Cássia Alexandrino, Meio Ambiente, Clarismar Oliveira, de saúde, Raphael Antônio, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Marcela Salazar, presidente do conselho alimentar da secretaria de educação Francisca Carvalho, Leonir Rosetto da regional da Sedap e ainda nutricionista, técnicos da Emater, Adepará, Pro Rural entre outros.