Lixo e abandono assolam Tucumã

Atual gestão faz levantamento de danos e garante serviços básicos

Lama e buracos em via pública, lixo por toda parte, máquinas deterioradas abandonas em um pátio. Foi assim que a atual administração recebeu o município de Tucumã, em janeiro deste ano. O início desta gestão está marcado por um levantamento minuciosos das condições da cidade e pela manutenção dos serviços básicos.

O serviço de coleta de lixo, por exemplo, ficou prejudicado com a mudança de gestão. No setor JK, por exemplo, segundo o estudante Jefferson Siqueira, morador da área há mais de um ano, o lixo da semana passada não foi recolhido na quinta-feira, como de costume.

Celso Lopes, prefeito eleito de Tucumã, determinou aos secretários municipais que cada um realize um levantamento da pasta. “Agora é preciso saber como o município está. Só assim teremos o direcionamento correto do que a população está precisando neste momento. A nossa obrigação é a garantia dos serviços básicos, para a satisfação do povo tucumaense. E a coleta de lixo será intensificada até a normalização do serviço”, destacou.

Para Edgar Vanin, secretário de obras e infraestrutura do município, um dos focos mais importantes, além de garantir as atividades básicas, como recolhimento de lixo e limpeza dos logradouros públicos – que é primordial-, bem como neste levantamento, para o mais breve possível dar uma reposta à sociedade.

No pátio da secretaria de obras, muitos veículos, maquinários e estruturas públicas estão se perdendo, se estragando no tempo. Por exemplo, um caminhão, de propriedade da prefeitura de Tucumã, datado com identificação da gestão passada, está sendo corroído pela ferrugem, sem porta e sem uso. O documento deste veículo, que poderia estar à serviço da população, está com selo vencido desde 2015. “Isso é muito triste. Tudo que está se estragando aqui é dinheiro público, e é preciso ter respeito. A população paga seus impostos e merecem um serviço de qualidade”, ressaltou o secretário.

Em resposta aos questionamentos e denúncias desta reportagem, a prefeitura de Tucumã esclarece que uma comissão será instituída para fazer o levantamento patrimonial do município, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT

Fotos: Marcio Albano/ Ascom PMT