Meio Ambiente de Tucumã e Vale traçam metas para retomar convênio visando construção do aterro sanitário

Para o Secretário municipal de meio ambiente Clarismar Oliveira, é urgente que seja iniciado os estudos ambientais para a implantação o aterro sanitário, que é um compromisso da atual gestão com a sociedade Tucumaense

Texto e Fotos/ Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação/ PMT.

Integrantes da Prefeitura de Tucumã por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Industria ( Semati) e a empresa Vale se reuniram na tarde desta quinta – feira (07) na sede do projeto Onça Puma em Ourilândia do Norte para discutir a retomada das discussões da implantação do aterro sanitário em Tucumã.

Objetivo central da reunião se deu no sentido de tratar sobre os avanços obtidos no plano de aquisição do espaço para qual será destinado a deposição final de resíduos sólidos no município de Tucumã. O aterro sanitário é uma medida exigida pela legislação ambiental e consta nas condicionantes da fase de implantação do Projeto Onça Puma da Vale.

A reunião também discutiu aspectos ambientais como gestão e destinação adequada de resíduos, coleta seletiva, tratamento, reciclagem e ações destinadas voltadas a conscientização da sociedade, além de outras medidas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável.

Clarismar Oliveira, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Tucumã, e Carine Saviczki Engenheira Ambiental, informaram que a reunião teve um avanço no sentido de buscar solucionar a situação do lixão do município algo que consta no plano de ação do governo municipal. ” É, o que existe de concreto e que precisamos nos adequamos com a lei de resíduos sólidos e para isso a Vale e de extrema importância nesse processo uma vez que já temos uma área no qual encontra devidamente aprovada pela Semas e um convênio inclusive com recurso em conta”. Informou Clarismar Oliveira.

Para Marcelo Cabral, Diretor Socioeconômica Ambiental e Relações com a Comunidade da empresa Vale no qual estava acompanhado de Francinaldo Magno, Márcia Penalber e Daniela Genú, Analista com Relação Institucional convocaram nova reunião com previsão para acontecer na próxima semana a onde na ocasião será apresentado medidas para editar o convênio entre Vale e Prefeitura de Tucumã e os tramites de regularização da área em questão junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ( Incra) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ( Semas), também haverá a necessidade de rever ou atualizar o Plano Diretor do município de Tucumã.