Mudas frutíferas e nativas são distribuídas a população no dia Mundial do Meio Ambiente

Prefeitura de Tucumã distribuiu 1.000 mudas de árvore, além de material informativo, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da preservação ambiental

Com Informações de Roney Wydiamaior

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em todo o planeta no dia 05 de junho foi realizado no município de Tucumã, sul do Pará na região Araguaia Paraense, com a doação de aproximadamente mil mudas de arvores de essências florestais e frutíferas a população todas produzidas no viveiro municipal localizado no Campo Experimental.

A entrega foi realizada hoje por ser a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento foi realizado na Praça Ronan Magalhães e foi organizada por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Secretário do Meio Ambiente Clarismar Oliveira informou que a procura pelas espécies foi boa durante toda a manhã. As mais procuradas foram, jambo, maracujá, cupuaçu, ipê, pau preto entre outras espécies.

Clarismar disse ainda que objetivo seja a conscientizar a sociedade da importância da preservação do Meio Ambiente para a garantia da sustentabilidade do planeta. “Então é isso a prefeitura de Tucumã juntamente com secretaria municipal de Meio Ambiente deu inicio a campanha contra as queimadas e fazendo doação de mudas de essências florestais e frutíferas. Nos pequenos gestos, cada um de nos, podemos contribuir já que o meio ambiente e feito por todos e de depende da ação consciente de cada um”. Frisa Clarismar.

Todas as plantas acompanhavam um folheto explicativo com informações sobre a importância de preservar o meio ambiente. A população também recebeu orientações sobre queimadas na área urbana e rural que só podem ser realizadas mediante autorização do órgão competente.

O Farmacêutico José Ribamar Cruz, proprietário do sítio Atalaia na vicinal 45, ressaltou que cuidar de plantas e árvores e um dever que ser seguindo por todos além de tudo cooperar com o meio ambiente. “Eu aprovo a iniciativa do governo por meio da secretaria de meio ambiente e estou levando quatro mudas para plantar em meu sítio e com isso fazer a minha parte haja vista que atualmente o homem só deteriora o meio ambiente, e esse trabalho de doação de mudas incentiva o plantio de novas árvores”. Pondera Ribamar Cruz.

O Prefeito Adelar Pelegrini ao lado de alunos da Escola Estadual Gerando Ângelo Pereira, comenta a aceitação positiva da população de Tucumã quanto às ações de Meio Ambiente. “Todos os cidadãos tucumaenses receberam muito bem os materiais da campanha e parabenizaram a iniciativa. Nossa meta é ampliar essas mobilizações e chamar a atenção da população para ações de preservação ambiental”, diz.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho.