MUNICIPALIZANDO. Prefeitura e Setran investem em sinalização na cidade de Tucumã

A cidade, de cerca de 40 mil habitantes, registra a maior frota da P A 279, detendo cerca de 22 mil entre veículos e motocicletas.

(Com Informações de Roney Wydiamaior/ Blog Repórter Carajás) A cada dia aumenta o fluxo de veículos nas ruas do município de Tucumã. Para contribuir para a segurança e orientação de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres a Prefeitura de Tucumã em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transportes, deram início a investimento com a implantação da sinalização da cidade.

Convênio

O convênio celebrado em maio deste ano garantiu recursos entre o Governo do Estado com contra partida da Prefeitura de Tucumã, sendo que as obras de sinalização semafórica, horizontal e vertical além de placas indicativas e faixas para travessia de pedestre, estão sendo executadas por uma empresa especializada em sinalização, contratada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

Levantamentos

Segundo dados de 2015 levantados pela a equipe do Blog repórter Carajás, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), circulam por Tucumã cerca de 21.643 mil veículos emplacados na cidade, além daqueles de outros municípios, e pelo menos 14 mil bicicletas. Além disso, o trânsito de pedestres aumenta conforme o crescimento demográfico do Município.

Frota

Esses números colocam Tucumã, cidade com 37 mil habitantes, como a maior frota de veículos de toda a P A 279, incluindo veículos, motocicletas entre outros. (TUCUMÃ: 21.643 veículos). (Agua Azul do Norte: 2.484; veículos). (Ourilândia do Norte: 10.600; veículos) e (São Félix do Xingu;14. 558 veículos).

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Além de sinalizar as vias, a Prefeitura de Tucumã investe na educação para aumentar a segurança no trânsito. Um projeto entre as secretarias municipais de Saúde e Educação com a participação da Policia Militar e Agentes de Transito do Departamento Trânsito do Estado, promovem palestras nas unidades de ensino, com o objetivo de conscientizar os alunos, futuros motoristas, sobre a importância do respeito às leis.

Reconhecimento

José Welington, conhecido popularmente por “Maranhão” proprietário de um salão de beleza ficou observando os primeiros testes nos semáforos que neste momento funcionara tão somente o sinal de alerta, expressou seu contentamento com o investimento no transito da cidade. “Olha rapaz eu já sou morador a 15 anos aqui na cidade e isso para nós e muito bom. Não posso deixar de agradecer ao prefeito Adelar Pelegrini, por este investimento aqui pra nós, isso e muito legal, estamos de parabéns”. Ponderou, Maranhão