Município de Tucumã e premiado por ações em sustentabilidade

Roney Wydiamaior/ Ascom/ PMT

O prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae) em mais uma edição reforça a importância da municipalização do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa como maneira de promover e ao mesmo tempo oportunizar novas oportunidades para empresários e empreendedores tanto no área rural como urbana.

No município de Tucumã um projeto denominado de Rural Sustentável coordenador pelo o governo municipal via secretaria de agricultura em parcerias com produtores rurais e apoiados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Great Department For Environment Food e Rural & Affairs. Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento( Mapa), Governo Federal e as prestadoras de assistência técnica privada como Coordenada Rural, Pro Rural entre outros.

Projeto que tem como objetivo melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores para o desenvolvimento rural sustentável, com atividades de capacitação para ATEC – Agentes de Assistência Técnica do Projeto Rural Sustentável visando aprimorar a assistência técnica no meio rural, com incentivo à melhoria da gestão sustentável das propriedades rurais e aumento da produtividade dos pequeno produtores e renda das famílias.

O Sebrae anunciou, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), premiação que tem como objetivo principal o reconhecimento de prefeitos e administradores regionais que implantem projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com resultados comprovados. Na ocasião, foi lançado o Programa Cidade Empreendedora.

Na cerimônia, 21 prefeitos paraenses foram premiados, sendo oito nas categorias nacionais e 13 nas duas categorias estaduais. Esta é a melhor participação do estado na premiação, com 129 prefeituras inscritas (90% das prefeituras do Pará e 98% da densidade empresarial); 109 projetos cadastrados; 84 projetos habilitados; e 60 municípios com projetos inscritos finalistas (as maiores prefeituras do estado participando).

Para o prefeito Adelar Pelegrini este tipo de projeto transforma sonhos em realidade além de promover a sustentabilidade e rentabilidade para o homem do campo e o prêmio nada mais é do que um reconhecimento por parte da atual administração em apoiar diretamente projetos com resultados comprovados para o desenvolvimento rural no caso do município de Tucumã ter sido aprovado o maior numero projetos em todo o Brasil. Pondera prefeito Adelar Pelegrini.