Município de Tucumã lembra do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Com Informações de Roney Wydiamaior

No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado nesta segunda-feira, 12, a Prefeitura de Tucumã promoveu diversas ações de conscientização e mobilização social, com palestras e divulgação de informações sobre essa situação ainda existente em várias partes do Brasil.

O governo de Tucumã, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com a participação de alunos da rede municipal de ensino, realizou nesta manhã na quadra de esporte da Vila da Paz, atividades educacionais e informativas sobre o tema. As ações têm o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância e a necessidade da erradicação do trabalho infantil no município e serão desenvolvidas em parcerias entre Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Secretaria de Educação, Saúde entre outros.

O prefeito Adelar Pelegrini destacou as ações da Assistência Social e todos envolvidos no combate ao trabalho infantil. São trabalhos importantes e que tem como objetivo de acabar com esse grande mal que é o trabalho infantil. Tucumã conta com essas equipes promovendo ações que enfrentam essas situações. Temos que nos preocupar com nossas crianças e combater com veemência o trabalho infantil. Lembramos a data do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mas as ações são continuadas. “Essa é uma preocupação constante”, declarou o prefeito.

Histórico

O dia 12 de junho marca o Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que o Sinait integra, em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades parceiras.

Símbolo

O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Presença

Estiveram presentes ao evento além do prefeito Adelar Pelegrini, Vice – Prefeito Dr. Miguel Marques, Secretário de Desenvolvimento Social, Alex Cerqueira, João Clímaco Secretário de Esporte e Lazer, vereador Aurino do Globo, Izaílda Rodrigues Souza, Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Jenice Ormundo, Coordenadora do Selo Unicef e Psicóloga Patrícia Coutinho.