Em entrevista para a imprensa o secretário municipal de Saúde, Raphael Antônio, convida a população masculina, com idade a partir dos 45 anos, a participarem do encerramento da Campanha Nacional “Novembro Azul”
Texto / Roney Braga Wydiamaior/ Da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tucumã. Fotos/ Ray Alves.
Com apoio da Prefeitura de Tucumã, a Secretaria Municipal de Saúde encerrará as atividades da campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata, neste sábado (30), das 8 às 17h, na área do anfiteatro Tucumã na Estação Conhecimento “Lar Fabiano de Cristo”. A iniciativa Novembro Azul promoverá atendimento, consulta e palestra com os profissionais com especialidades em urologia Dr. Fernando Canidini e Dr. Marcelo Vidigal.
ENTREVISTA
Em entrevista para a imprensa o secretário municipal de Saúde, Raphael Antônio, convida toda a população masculina, com idade a partir dos 45 anos, a participarem do encerramento da Campanha Nacional “Novembro Azul”, no próximo sábado, 30, às 8h, na Estação Conhecimento.
“A Campanha foi um sucesso e, ainda iremos atender os pacientes que ficaram na fila de espera durante o mês de novembro para realização dos exames e que estavam cadastrados o TFD. Teremos aqui a presença de dois urologistas, o Dr. Fernando Canidini e, o Dr. Marcelo Vidigal que farão os exames e participarão das palestras”, comenta o secretário.
AÇÃO
Em Tucumã a ação ofertará atendimentos com médicos urologistas, testes rápidos glicemia, atualização de vacinas, palestra, agendamentos do exame PSA, que identifica através do sangue algumas alterações importantes para o diagnóstico do câncer de próstata. Iniciativas do Novembro Azul encerramento da campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata promovem neste sábado um dia atendimento e diversos serviços para a população masculina da cidade de Tucumã, participem.
PREVENÇÃO
O enfermeiro Brás Ricardo, coordenador do evento, explica que a campanha tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, principalmente do câncer de próstata. Para ele, a ação é positiva e deve levar informação sobre o tema a centenas de homens.” Isso mostra a preocupação e a inserção dos profissionais de saúde em assuntos que são relevantes para a sociedade. Contaremos com a Secretaria Municipal de Saúde como parceria nessa estratégia. Isso demonstra a importância das políticas públicas voltadas para os cuidados com a saúde dos homens”.
DADOS DO INCA
A cada 38 minutos, um homem morre devido ao câncer de próstata no Brasil. Os dados, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), assustam e indicam a necessidade da conscientização. É o tipo de câncer que mais atinge os homens no país, e por isso, a Secretaria de Saúde de Tucumã tem realizado um movimento pela saúde integral do homem.
Quanto antes descoberto, maiores são as chances de se combater o câncer de próstata. Há, porém, uma cultura machista em relação ao preconceito que muitos homens têm de ir ao médico. A doença tem 90% de chance de cura quando diagnosticada precocemente.