Para salvar vidas! Prefeitos da PA 279 não descartam possibilidade de decretar ‘lockdown’ na região na próxima semana

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “Tempo de Paz e Prosperidade”. Fotos/ Wesley Costa/ Fato Regional e Colaboração Roberto Vieira.

O motivo é o crescimento de casos confirmados do novo coronavírus nas cidades de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu.

“Lockdown” é um termo da língua inglesa. Ele tem sido usado atualmente para descrever a medida de fechamento de regiões na pandemia de Covid-19, o isolamento social obrigatório.

Os prefeitos dos municípios da Região Araguaia Paraense que integram as cidades do eixo da Rodovia Estadual P A – 279 em reunião ocorrida no Palácio dos Pioneiros, sede administrativa do Governo Municipal de Tucumã, na tarde desta terça – feira (12) com representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretários de Saúde, Associação Comercial de Tucumã e Ourilândia do Norte e o comando do 36º Batalhão de Policia Militar (BPM) discutiram novas medidas de enfrentamento a doença do Coronavirus na região.

Raphael Antônio, Secretário de Saúde de Tucumã informou que é a favor da vida. Entre a vida e a economia e preciso preservar a vida. A economia e possível recuperar com trabalho, fé, mais a vida e irrecuperável e neste momento em que a curva epidemiológica está subindo de forma exponencial na cidade com óbito já confirmado e na região e preciso adotar medidas realistas.
“Tenho certeza que se a curva epidemiológica evoluir em picos de elevação, picos de aumento, que demonstrem que o sistema público e o sistema privado de saúde podem colapsar, ou seja, antes de a gente entrar na situação, divido o índice de isolamento social estar muito baixo, se for necessário, penso, sim, em recomendar o lockdown”, afirma.

Prefeito de Ourilândia do Norte, Dr. Romildo Veloso enfatizou que. “Nem todas as medidas são simpáticas, mas elas são necessárias. O interesse coletivo, a preservação da saúde das pessoas, é mais importante. Pode parecer até mais antipático da minha parte, mas antes de ser simpático, eu tenho que ser gestor. Eu tenho que administrar bem as questões da saúde, com responsabilidade.” Os dados, segundo ele, são baseados em estatísticas, pesquisas e documentos. “Não é alarmismo, é o cenário da realidade”, Acrescentou o Prefeito Romildo Veloso de Ourilândia do Norte.

Participaram da reunião o prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini, de Ourilândia do Norte, Dr. Romildo Veloso, São Félix do Xingu, Minervina Barros, Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antõnio e de Ourilândia do Norte, Marinalva Soares. Presidente da OAB – Subsção Tucumã, Advogado Weder Coutinho Ferreira, Presidentes das Associações comerciais de Tucumã (Adriene Lopes) Ourilândia do Norte (Mauri Becker), Tenente Coronel Herick Wendell do 36º Batalhão de Policia Militar e imprensa local e regional.