Parcerias entre Prefeitura, Basa e Sebrae visam aumento da produção da bacia leiteira em Tucumã

Pensando nisso e objetivando melhorar a produção e a renda nas pequenas propriedades rurais de Tucumã e em reunião técnica apresentaram demandas referentes a produção leiteira

Texto/ Roney Wydiamaior/ Otavio Sampaio

O Governo de Tucumã por meio da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com os cooperados da Cooperativa de Leite de Tucumã (Cooleite) que traz como meta “Produzir com qualidade é o nosso compromisso”, Banco da Amazônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveram reunião técnica cujo objetivo foi no sentido de apresentar aos pequenos produtores de leite do município as novas tecnologias e manejos adequados para incremento na produção sem a necessidade de grandes investimentos.

Pensando nisso e objetivando melhorar a produção e a renda nas pequenas propriedades rurais de Tucumã é que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e com o apoio do Sebrae- Pa, e do Banco da Amazônia em reunião técnica apresentaram demandas referentes a produção leiteira.

Presente ao evento Gilmar Fernandez proferiu palestras referente às linhas de créditos disponível para serem acessadas por cooperativas e entre outras instituições ligadas a carteira agrícola. Segundo Gilmar Fernandes o que se propõe é dar condições neste caso especifico e dar condições ao produtores de leite o crescimento econômico, já que o Banco da Amazônia está presente através das linhas de credito, na agricultura familiar, agroindústria, indústria, cooperativas, ou seja, todos os setores promovendo a missão que é desenvolver a região amazônica.

Analista do Sebrae, Lara Rodrigues, explanou para os produtores de leite a metodologia do programa Sebraetec ao lembrar que inicia de hoje (Segunda até Sexta – feira), a semana nacional do credito e os municípios da região Araguaia estão recebendo palestras que abrangem não só para produtores rurais como também empresas, ou seja, tanto para quem desenvolvem atividades empresariais rurais como urbano, já que o programa aproxima os dois atores essenciais para a implementação da inovação, para os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológico.

Cássia Alexandrino que é engenheira agrônoma informou que a secretaria de agricultura sempre estar procurando contribuir com o desenvolvimento rural do município e que o Sebrae já desenvolve alguns projetos em parceria com secretaria de agricultura junto aos produtores rurais em diversas atividades agrícola e que na cadeia do leite não poderia ser diferente. “Nós temos o Banco da Amazônia que disponibiliza linhas de créditos sendo que as mais acessadas já que se é produtor rural tem o direito em acessar o credito como Pronaf, Pronaf Mais Alimentos, Pronaf A, Pronaf Mulher, Pronaf Jovem entre outras”. Pondera Cássia Alexandrino, Secretária de Agricultura de Tucumã.

Presidente da Cooperativa de Leite de Tucumã, Jamiro Goudinho de Lima informou que atualmente a produção leiteira advinda de pouco mais de cem (100) cooperados se aproxima de algo entorno de Sete mil e seiscentos litros dias. De acordo com Jamiro Goudinho com essa ideia e a parceria entre prefeitura de Tucumã juntamente com a secretaria de agricultura, banco da Amazônia e o sebrae a produção leiteira possa ir em curto espaço de tempo a 15 mil litros de leite dia. Além de produzirmos um leite de qualidade, iremos melhorar nossa pastagem e consequentemente a genética do gado leiteiro