‘Passos que Salvam’ mobiliza população de Tucumã pela cura do câncer infanto-juvenil

O Governo Municipal de Tucumã, por meio da Secretaria de Saúde e de voluntários da Associação de Combate ao Câncer (AVCC) assumiu esse desafio.

Texto / Roney Braga Wydiamaior/ Da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tucumã/ Fotos Jânio Rodrigues.

O evento é realizado anualmente, tem como objetivo, conscientizar a população sobre a importância de detectar, e estágio inicial, casos de câncer em crianças e adolescentes, e assim, garantir um tratamento mais eficaz.

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no país, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). E o único meio de combatê-la é pela identificação precoce dos sintomas.

O Governo Municipal de Tucumã, por meio da Secretaria de Saúde e de voluntários da Associação de Combate ao Câncer (AVCC) assumiu esse desafio: aumentar o número de diagnósticos precoces de câncer infantojuvenil e, assim, ampliar também as chances de cura no município. Para tanto, aderiu ao projeto Passos que Salvam, organizado pelo Hospital do Amor de Câncer de Barretos.

CAMINHADA

Todos os anos, o Hospital promove caminhada em várias cidades do país, todas no mesmo dia e horário, com distribuição de folhetos informativos. Este ano, a caminhada “Passos que Salvam” ocorreu em Tucumã com saída da Praça Ronan Magalhães percorrendo as Avenidas Ouro, Estados, Pará e Belém. E contou com a participação de servidores municipais, autoridades, representantes de entidades e população de modo geral.

KITS

Os participantes adquirem um “kit caminhada”, com camiseta, mochila e boné, no valor de R$ 35 e o valor arrecadado é revertido integralmente ao Hospital, que atende gratuitamente pacientes de todo o país. Na cidade de Tucumã mais 1.300 kits foram vendidos e todo o recurso será revertido para tratamento de câncer do Hospital do Amor de Barretos, São Paulo.

CONSCIETIZAÇÃO

Além de conscientizar a população para os sinais de câncer infantojuvenil, outro objetivo do projeto Passos que Salvam é preparar os profissionais para perceber os sinais e diagnosticar precocemente a doença. Em Tucumã, profissionais das áreas de Saúde realizam no decorrer do ano palestra em torno do tema do combate ao câncer infanto-juvenil.

O prefeito Adelar Pelegrini disse que é muito importante esse tipo de ação ao ser referir à importância na vida das pessoas. “ Esse projeto caminhada passos que salvam tem um papel fundamental que é a prevenção ao câncer e ao mesmo tempo salvar vidas. Quero parabenizar a primeira – dama Seiça Vitório, Maurina, Chico do Azougue, em fim a todos os voluntários do Hospital do Amor que estão dando a contribuição deste importante projeto”.