Pista de atletismo será construída na Estação Conhecimento de Tucumã

(Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Yanne Braga) O município de Tucumã região sudeste do estado do Pará será contemplado com investimentos na área do esporte e lazer com a construção de uma pista semi olímpica de atletismo na qual irá atender a comunidade tucumaense. A informação foi confirmada esta semana por Eintein Erse, coordenador executivo da Estação Conhecimento de Tucumã.

A informação foi compartilhada no centro administrativo da estação conhecimento do município e além de Einstein Erse, coordenador executivo do projeto social e esportivo, estiveram presentes Ricardo Medeiros representante da Fundação Vale, Bruno Queiroz da coordenação de esporte, Andreia Gusmão supervisora do Lar Fabiano de Cristo e Junior Bezerra assessor técnico da prefeitura de Tucumã e diretor do Grupo Correio de Comunicação.

Investimentos

Além da pista de atletismo o complexo esportivo contará com a implantação de Para – raios, subestação de energia, estação de tratamento de esgoto (ETE) e provavelmente será atendida uma antiga reivindicação que é a implantação da iluminação com refletores em todo o campo do estádio municipal Largo do Tigre. Os recursos para estes investimentos são frutos de convênios com a mineradora canadense Silver Wheaton que está injetando juntamente com a Fundação Vale via o Nucleio de Desenvolvimento Econômico ao qual será possível implementar essa obras. Em relação as obras de ampliação do campo de futebol que incluem serviços de drenagem advém de recurso aportado pela a Fundação Especial para a Infância e Adolescência (FIA), Governo Federal através do Ministério do Esporte e prefeitura de Tucumã.

Brasil Vale Ouro

De acordo com Eintein Erse que recém assumiu a coordenação executiva da Estação Conhecimento de Tucumã, explica que encontrou uma equipe já existente com profissionais altamente qualificados nas modalidades de atletismos, natação e futebol e que irá dar continuidade nos projetos de cunho social e de grande relevância ao qual contribuiu para que os jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social possam ter acessibilidade ao conhecimento da pratica de esportes ao acompanhamento pedagógico, psicológico e de assistência social adequada e que todo esse espaço físico disponível para a sociedade possam estar contribuindo para o Brasil melhor.

Lar Fabiano de Cristo

Para supervisora e sócio assistente social da Estação Conhecimento de Tucumã, Sandra Cristina dos Santos, explica que desde do ano de 2014 foi agregado uma parceria com a instituição Lar Fabiano de Cristo. Atualmente cerca de 81 crianças de faixa etária de 02 a 05 anos de idade são assistidas com atividades de Desenvolvimento Lúdico Infantil (DLI). Enquanto que o Desenvolvimento Criativo e Complementação Escolar (DCCE) que atendem crianças de 06 a 12 anos de idade a expectativa e que este ano sejam atendida algo entorno de 300 crianças. “Enquanto as crianças estão participando das atividades sócio educativas e sócio assistencial semanal os pais ou responsável também acabam assumindo compromissos de participar dos grupos sociais, visando a minimização de qual quer situação de vulnerabilidade social em que se encontra cada uma das famílias”, frisa Sandra Cristina.

Cultura

As crianças recebem ainda atividades de art e cultura com oficinas de aulas de dança, teatro, música, oficinas de informática porém o carro chefe do projeto na estação conhecimento e o Programa Brasil Vale Ouro que englobo três modalidades de esportes que são desenvolvidas que são: Natação, Futebol e o Atletismo.

Teatro

Um moderno teatro com capacidade para quase 200 lugares e utilizado de culminância dos projetos pedagógico, palestras. O espaço e cedido para toda a comunidade sendo que todas as sextas – feira tem sessão do cinema com início às 19 horas com entrada gratuito e aos sábados alternados tem sessão infantil com o início das 18 horas também com entrada gratuita.

A Estação Conhecimento

Lançada em outubro de 2008, a Estação Conhecimento de Tucumã, uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o governo municipal e a sociedade civil organizada, foi a primeira unidade implantada no Pará. O núcleo de Tucumã ocupa uma área de 30 mil m², com campo de futebol, quadra poliesportiva, pistas de corrida e de salto, piscinas semiolímpica e de aquecimento e um complexo educacional com oito salas. Nesses espaços alunos desenvolvem atividades esportivas, culturais e cursos profissionalizantes.