Com o objetivo de desenvolver mais e melhorar o ensino dentro das unidades do município, visando a humanização da educação, sem deixar de lado a ciência de vivência de cada um, ainda mais em tempos de pandemia do Covid-19.
O Plano contempla da educação infantil ao ensino superior, no município, em atenção especial à educação inclusiva, em oferecer o papel do professor mediador para a equidade de ensino entre os alunos. “É extremamente importante no que estamos fazendo. Para educação, em curto prazo, já vamos poder ver os primeiros resultados refletindo na nossa comunidade”, disse Joel Corrêa, secretário municipal de educação.
Nesta dinâmica, foi possível promover, com a amostragem de 30 professores, a exposição de ideias e pesquisas com análise situacional e estratégias, além da vivência educacional de cada um. Divididos em oito grupos, cada um ficou com duas das 16 metas do Plano Municipal de Educação para análise, debate e exposição aos demais. “Tragam as ideias. A educação só cresce com a participação de todos”, reforçou Divina Corrêa, assessora na Semec.
O professor e coordenador de educação física Leandro Souza, ficou destinado a pesquisar sobre a meta que trabalha a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Percebemos que ao longo da formação, os alunos do EJA acabam por desistir. Nosso foco está em encontrar maneiras de motiva-los a concluir o ensino fundamental”, disse.
Após este momento, um comitê da Semec se reunirá para coletar e analizar todo o conteúdo exposto e descrever as quatro novas metas. Um novo texto será enviado para Câmara dos Vereadores para validação e imediata aplicação nas unidades de ensino municipal.
Texto: Kenny Teixeira/ Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT