Uma comitiva formada por representantes dos poderes executivo e legislativo de Tucumã e municípios da P A 279 estiveram a convite da Vale, na Mina do Onça Puma e objetivo da visita foi apresentar a mina e o sistema de segurança.
Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ As com/ PMT.
Motivo de preocupação desde o desastre que vitimou dezenas de vidas em Brumadinho (MG), com o estouro de uma barragem de rejeito, a comunidade de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu estavam apreensiva com os rumores de que a barragem da empresa Vale do projeto de Níquel Onça Puma poderia trazer algum risco para os trabalhadores e milhares de pessoas da três cidades.
Sob essa perspectiva, o prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Genivon Borges de Moraes o irmão Genivon entre outros vereadores do município, coordenadores de Defesas Civis da região da P A 279 e secretários municipais de Meio Ambiente a convite da Vale realizaram visita técnica a Barragem de Drenagem de Água Fluvial – Dique – do – 06 – Unidade Onça Puma de Ourilândia do Norte.
De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini a visita teve o objetivo de sanar dúvidas e buscar esclarecimentos para a população, mostrando que a barragem não causa aparentemente qualquer risco para a comunidade. Segundo Pelegrini técnicos da mineradora explicou tudo sobre os procedimentos de processamento de minério no sistema (Seco) ou seja as barragem do Onça Puma não utilizam rejeito de mineração.
O prefeito enalteceu novamente que a visita teve caráter técnico, informativo e explicativo, e seguiu todas normas de segurança e orientações que foram plenamente seguidas por todos e todos esclarecimentos foram muita importância para que não pairassem qualquer dúvidas sobre a segurança da empresa e os seus colaboradores. Pontuou.
Antes da visita a barragem do Dique – 06 do Onça Puma, o prefeito Adelar Pelegrini e toda a comitiva regional estiveram em reunião com representantes da Vale. O objetivo mais uma vez foi tratar de assuntos pertinentes às medidas que serão tomadas pela empresa afim de tornar as informações e esclarecimentos de dúvidas mais acessíveis à população. “Várias medidas estão sendo providenciadas entre elas instalação de sirenes em pontos estratégicos que poderão ser acionadas em caso de algum risco e em breve serão divulgadas pela empresa. Outros assuntos referentes ao município de Tucumã também estiveram em pauta”, revela o prefeito Adelar Pelegrini.
Por fim Marcelo Cabral da Socioeconômica da Vale região Norte Pará Maranhão, explanou sobre as barragens que são estruturas necessárias para o depósito de material descartado após o processamento do minério. Segundo a empresa, a barragem do projeto conta com técnicas de engenharia avançadas, segue rigorosos controles e passa por monitoramentos sistemáticos e auditorias externas para garantir as condições de segurança.
A Vale também assegura que todas as estruturas funciona em absoluta normalidade, seguindo a legislação vigente e com todos os aspectos de segurança garantidos, assim como a empresa possui Planos de Ações Emergenciais (PAEBMs) para todas as estruturas em que há exigência prevista na legislação.