Poder Executivo, Legislativo e Vale define investimentos sociais para entidades filantrópicas de Tucumã

0

Outra importante pauta discutida se diz respeito à implantação do Aterro Sanitário uma medida exigida pela legislação ambiental e consta nas condicionantes da fase de implantação do Projeto Onça Puma da Vale.

Outro tema discutido se refere à retomada das obras para a conclusão do Hospital Regional Público da PA-279, parcerias entre Prefeituras, Governo do Pará sendo que a Vale que irá subsidiar investimentos na ordem de R$ 35 milhões de Reais. Quando pronto Hospital Regional contará com 120 leitos com especialidades em média e alta complexidade.

Investimentos e ações em prol do Esporte, Cultura, Assistência Social e na área Ambiental foram pautas discutidas em reunião ocorrida na tarde desta quinta – feira no Palácio dos Pioneiros entre o Poder Executivo com a presença do Legislativo Municipal de Tucumã e representantes do Projeto Onça Puma, da Mineradora Vale.
O prefeito Adelar Pelegrini juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Tucumã, vereador Genivon Borges de Moraes (Irmão Genivon) juntamente com Clarismar Pinto de Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Indústria receberam na sala da Procuradoria Geral do Município o Geólogo Salvio Henrique e Daniela Genú, analista de Relação Institucional da Vale ocasião em que foram discutidas parcerias entre a empresa Vale com Poder Público visando beneficiar entidades filantrópicas (Não Governamental) com ações desenvolvidas no município de Tucumã.

Prefeito Adelar Pelegrini pondera que a empresa Vale tem dado sua parcela de contribuição ao município de Tucumã com investimentos na área da educação e do âmbito do social, e entre outros, investimentos, porém e preciso discutir um plano de ação que contemple área ambiental. Prefeito se referiu à implantação do Aterro Sanitário já que faz parte das condicionantes do projeto Onça Puma com o município de Tucumã.

Para o presidente do Poder Legislativo, vereador Irmão Genivon Borges de Moraes e necessário que a empresa Vale abra uma linha de diálogo com a Câmara Municipal no sentido de discutir junto aos vereadores uma agenda positiva em prol dos munícipes tucumaenses. Borges afirmou ainda que coloca o Legislativo a disposição da empresa Vale para que a mesma apresente aos edis propostas efetivas para a cidade de Tucumã.
Daniela Genú, analista de Relação Institucional da Vale, frisou que a empresa trabalha na recuperação da retomada do projeto Onça Puma, porém o que estar assegurado de investimentos para Tucumã em data a definir e o repasse de recursos de Um Milhão de Reais para entidades que trabalhem com projetos nas áreas do social, cultura, esporte e assistência social. Genú informou que o recurso virá via repasse do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Ao fim da reunião ficou definido que o Executivo e o Legislativo Municipal de Tucumã voltarão a ser reunir em uma ampla reunião com a empresa Vale ocasião em que serão discutidas algumas prioridades, tais como Aterro Sanitário, conclusão do Hospital Regional, aquisição de toneladas de Rejeitos da Extração do Minero (Escoria) material que será usado em recuperação de vias urbanas pavimentas entre outras demandas.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade