Prefeito Adelar participará do encerramento da “Folia de Reis”

0

A Folia de Reis é uma tradição em nosso município, que envolve a cultura, a fé e muita alegria dos participantes. Todas as tradições culturais têm o respeito da nossa administração”.

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Wesley Costa.

O encerramento da “Folia de Reis” de Tucumã, acontece neste sábado, 6, às 20h, na Fazenda Deus de Aliança, na Vicinal P -2, na vicinal P -2, entrada da Agrovila do Cuca, as margens da Rodovia Estadual P A 279, no sentido Tucumã a São Félix do Xingu. O evento terá ampla cobertura da imprensa local e regional e é considerado tradicional de cunho religioso e cultural será recepcionado pelo o pecuarista Antônio Josa e família Vasconcelos.

A passagem da folia começou no dia 31 de dezembro e percorreu 09 regiões do interior de Tucumã (Vicinal 20, P-3, P -5, P-6, P-7, Vicinais Santo Antônio, Jabuti, Comunidade São Lucas no Pau Ferrado. “A Folia de Reis é uma tradição em nosso município, que envolve a cultura, a fé e muita alegria dos participantes. Todas as tradições culturais têm o respeito da nossa administração”, declarou Adelar Pelegrini Prefeito de Tucumã

A Folia de Reis é comandada pelo grupo da Companhia dos Três Reis de Tucumã, Sob a presidência do folião Erickson Bernardo Mota, que entoam canções saudando o Menino Jesus e os Reis Magos pelas casas onde passam e são recebidos com muita atenção e entusiasmo.

A manifestação é uma tradição que relata quando os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Consta que naquela ocasião ofereceram ao Menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Muitos países celebram a data e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o próprio Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro.

No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade