Prefeito Adelar Pelegrini e Associação Comercial acertam flexibilização de decreto e empresários decidem reabrirem o comercio em Tucumã

Um grupo de empresários ligados ao setor produtivo e empresarial do município Tucumã e associados à Associação Comercial Industrial e Agropastoril (Aciapt) estiveram nessa manhã no Gabinete do Poder Executivo ao qual foram recebidos no Palácio dos Pioneiros pelo prefeito Adelar Pelegrini. Na pauta constavam a solicitação em relação à flexibilização e revisão do decreto municipal que determinou o fechamento do comercio local, em razão da Pandemia do Coronavírus.

Entre os empresários que se manifestaram estão lideres de entidades como o caso da presidente da Associação Comercial e Industrial e Agropastoril de Tucumã (Aciapt), Adriene Lopes, empresário, Pablo de Castro e o Advogado, Gustavo Santos.

O prefeito Adelar Pelegrini em entrevista a imprensa informou que há quase uma unanimidade de que é preciso liberar a abertura do comércio, mas a exemplo dos Supermercados, Farmácias e outros cada um terão que cuidar da questão da aglomeração de pessoas e também oferecer condições de higiene para os seus clientes. “Estou autorizando o funcionamento desde que os comerciantes se responsabilizem por cumprir as determinações que impusemos no decreto atual”, destaca Adelar.

Cabe lembrar que as escolas particulares e municipais, casas noturnas e igrejas, academias em empresas que haja aglomerações de pessoas permanecem fechadas até o dia 6 de abril.

Os representantes da classe empresarial explicaram que entende a situação de cautela, preocupação e recomendações determinada via de decreto estadual do Governo do Pará, por meios da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), em virtude e combate a pandemia do Covid -19.

“Viemos aqui dialogar com o prefeito Adelar Pelegrini, Secretário de Saúde, Raphael Antônio para que leve em consideração algumas de nossas propostas, claro que com as devidas cautelas de segurança, para retomada de vários serviços e atividades empresarial e que para isso nós da Aciapt, iremos também junto com os órgãos de fiscalização do governo municipal dar a nossa colaboração para que os empresários respeitem as novas regras do referido decreto de flexibilização”. Informou Adriene Lopes.

Confira a integra do novo Decreto Nº 498/2020