Prefeito Adelar Pelegrini nomeia novo secretário de esporte e lazer de Tucumã

Fazer do esporte e lazer importantes ferramentas para promover a integração entre a comunidade e qualidade de vida são alguns dos objetivos de João Clímaco, novo secretário de esporte

Com informações de Roney Wydiamaior

O prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini deu posse na manhã desta terça – feira (03) ao desportista João Clímaco Miranda dos Santos o Chulapão como é conhecido popularmente no meio esportivo de Tucumã e região. A partir de agora ele irá comandar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel)

Para o prefeito, Chulapão tem uma trajetória no esporte de Tucumã, conhece a administração e veio contribuir com sua experiência profissional e um trabalho de credibilidade junto a categoria esportiva e população. O Prefeito Adelar Pelegrini também agradeceu ao ex – secretário Bian Cardine de Sousa pelo o trabalho desenvolvido a frente da Semel nos últimos 05 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Tucumã, vereador Savanas expressou sua alegria em ver como secretário uma pessoa simples humilde e que tem um história com o esporte no município. Iremos dar suporte e apoio nas ações já implantadas e inserir novos projetos para que todos tenham acesso as práticas esportivas, ressalta Savanas.

O pecuarista Francisco Ferreira o “Chico do Azouque” pai do ex secretário de esporte Bian Cardine de Sousa, se emocionou ao pronunciar ao fazer referência ao trabalho desenvolvido por seu filho a frente da pasta de esporte citando algumas conquistas como o título da competição regional e a implantação da escolinha de futebol A, B e C que hoje conta com aproximadamente de 300 alunos, entre outras ações.

Há 30 anos atuando no meio esportivo, seja como atleta, técnico, e narrador esportivo em emissoras de rádio, João Clímaco, destacou a importância do esporte, sobretudo, de sua contribuição no resgate de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Clímaco apontou o fator integração e que vai trabalhar incansavelmente em prol do esporte que na visão dele é uma forma de inclusão social. “Primeiramente agradecer a Deus pela a oportunidade, a família, as lideranças políticas tanto da esfera do executivo e legislativo e dizer que assumo este desafio com muita responsabilidade. Irei dar continuidade ao trabalho do jovem Bian Cardine de Sousa pois entendo que essa secretaria tem a missão de transformar o esporte em modalidades de inclusão social de crianças e jovens, beneficiando a cidade”. Informa Chulapão.

Em entrevista para a imprensa Chulapão ressaltou que o esporte não é só o futebol e que irá se esforçar ao máximo para atender os anseios dos desportistas. Segundo Chulapão um calendário esportivo será criado e apresentado ao prefeito Adelar Pelegrini para que possa atender o mínimo possível outras modalidades esportivas como voleibol, basquete, handebol, futebol de salão, futebol feminino, motocross, ciclismo, skate, categoria de base, 1° e 2 ° divisão, entre outras modalidades.

Outro ponto destacado pelo novo secretário de esporte do município de Tucumã será o planejamento para montar seleção de futebol de Tucumã visando disputar competições da integração da P A 279 bem como a regional que e a Copa Extremo Sul Pará de Seleções na qual, Tucumã conseguiu pela a primeira vez um título inédito no ano de 2016.

João Clímaco Miranda dos Santos o “Chulapão” há 30 anos tem dedicado parte do seu tempo ao esporte. Aos sete anos de idade iniciou sua carreira na equipe do cruzeirinho na cidade de Guadalupe no estado do Piau sendo que aos 13 anos chegou a região do sul do Estado na cidade São João do Araguaia foi atleta da equipe Palmeira, Beck do Brejo Grande e já em 1987 com 21 anos de idade vim pra cidade de Tucumã onde disputei e ingressei no trabalho esportivo e social nas categorias e base além de jogador dei minha contribuição como jogador e orientador técnico e foi através deste trabalho que veio este reconhecimento.

Em Tucumã presidiu por anos a equipe do Acadêmico Futebol Clube e segundo Chulapão praticamente todos aos atletas passaram na equipe esportiva assim como outras equipes de futebol que disputaram o certame municipal como União, Arena, União América, Real, Botafogo, Gama 2000, Reflex.

Fazer do esporte e lazer importantes ferramentas para promover a integração entre a comunidade e qualidade de vida são alguns dos objetivos de João Clímaco.

Estiveram presentes na solenidade de posse do novo secretário o Vice – Prefeito Dr. Miguel Marques, vereadores, secretários, desportivas, empresários, líderes religiosos, imprensa entre outras pessoas.