Prefeito Adelar Pelegrini ressalta em ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe a importância de se imunizar

0

O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, esteve presente no evento e, como cidadão tucumaense, também se vacinou.

Texto/ Roney Braga Wydiamaior/ Ascom/ Governo de Tucumã/ Fotos colaboração/ Juscelino Menezes.

Até as 16h deste sábado (04), a Prefeitura Municipal de Tucumã (PMT) mantém todos postos de imunização distribuídos pela cidade dentro da mobilização do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os locais incluem ainda as unidades de saúde da família (USF) e um posto móvel, localizada nas dependências da Praça Ronan Magalhães.

Para receber a população, a Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma estrutura na Praça Ronan Magalhães. O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, esteve presente no evento e, como cidadão tucumaense, também se vacinou. “Estamos fazendo esse chamamento durante todo o dia de hoje para que os grupos considerados prioritários tenham a oportunidade de se vacinarem e prevenirem contra a gripe. Então, podem vir à melhor e mais linda Praça da região, a Ronan Magalhães ou a uma unidade de saúde da família perto de suas casas”, afirmou o prefeito em entrevista a emissora de rádio Positiva FM.

Diversos profissionais de saúde estão trabalhando na ação durante todo o dia de hoje. As doses protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

“É uma mobilização nacional, na qual estamos inseridos e por isso todos os nossos postos estão abertos, além dos ponto extra de vacinação. A campanha ainda segue até o dia 31 de maio na cidade e na zona rural, mas aquelas pessoas que não têm tempo de irem a um posto durante a semana, podem aproveitar o dia de hoje. Pois é através da vacina que nos protegemos das doenças e dos agravos”, disse a enfermeira Patrícia Witeck, coordenadora em vigilância em saúde.

O vendedor ambulante, Elias Santos levou o filho de dois anos para tomar a vacina na Praça Ronan Magalhães, neste sábado. Para ele, é fundamental manter o cartão de vacinação do filho atualizado. “Acho que a vacina é importante para a saúde do meu filho”, comentou. O aposentado Valdemar Soares também foi até o espaço montado pela prefeitura com a esposa para se manter imunizado. “Todos os anos procuro um ponto de vacinação para me proteger contra a gripe”, disse.

Campanha – A campanha de vacinação contra gripe segue até o dia 31 de maio, com a meta de imunizar aproximadamente 59,9 milhões de pessoas segundo o informado pelo o Ministério da Saúde.

Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. São considerados grupos prioritários idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade