Prefeito Adelar Pelegrini vistoria inicio de construção de 14 pontes de concreto e ressalta ações para melhorias na área rural e urbana

Estamos empenhados para prosseguir com nossos trabalhos, atuando de forma sinérgica junto aos nossos trabalhadores do campo”, reiterou o prefeito. As pontes em áreas rurais são estruturas fundamentais para a logística do agronegócio. Assegura Adelar Pelegrini

Texto e Fotos/ Roney Braga Wydiamaior – Da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tucumã.

O Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini acompanhado da equipe técnica do setor de engenharia compostas pelo engenheiro civil Glauder Martins Machado, projetista e técnico em edificações Eliel Dias e Jânio Rodrigues operador do sistema do Geo Obras, vistoriaram o inicio das obras de construção da Ponte de Concreto de 7 metros sobre o córrego manelão localizada na estrada vicinal Laranjeira.

“Uma obra estruturante para esta região produtora de gado de corte, leite e cacau” ressalta o chefe do Poder Executivo. Adelar Pelegrini. Queremos agradecer parceria com o governo do Pará, na pessoa do governador Helder Barbalho que por meios de convênios beneficiam tanto os produtores rurais quanto aos munícipes tucumaenses na área urbana com a liberação de recursos para a construção das primeiras 14 pontes de concreto no município de Tucumã. Claro isso e fruto de planejamento que a Prefeitura tem desenvolvido em todas as regiões do município diversas ações de infraestrutura viária, garantido um transito seguro e mais humanizado.

”Estas obras irão beneficiar toda a comunidade, em especial a classe produtora e os alunos que trafegam diariamente nas linhas do transporte escolar. Nossa proposta é dar uma atenção especial às estradas que fazem parte da logística de escoamento das produções. Assegurou prefeito Adelar Pelegrini.

Estamos empenhados para prosseguir com nossos trabalhos, atuando de forma sinérgica junto aos nossos trabalhadores do campo”, reiterou o prefeito. As pontes em áreas rurais são estruturas fundamentais para a logística do agronegócio. Antigamente analisávamos apenas o custo de produção e instalação, escolhendo assim pontes de madeira que exige manutenção constante, mas felizmente essa visão está ficando no passado, as pontes concreto) são as mais recomendadas devido a sua segurança e durabilidade.

Tecnicamente Glauder Machado engenheiro civil da Prefeitura de Tucumã explica que as pontes de concreto foram projetadas para uma carga de suporte para atender o fluxo de transito (transporte de carretas de gado e toda a produção agrícola e pecuária). Na vistoria e fiscalização Glauder informou ainda que os serviços estão sendo executados dentro do projeto técnico.

“ Bom as pontes são todas de concreto armado empregando o uso de concreto e ferragens, as pontes serão apoiadas em pilares de estacas cravadas no solo ganhando um resistência de qualidade sendo que a carga de suporte das pontes atendem as exigências de normas técnicas NBR 7188 sendo dimensionadas para uma carga de suporte em torno de 10 toneladas por eixo” Concluiu Glauder Martins Machado.