Prefeito e Secretário de Saúde de Tucumã conferem a eficácia do Laboratório Municipal onde são realizados testes para diagnosticar a Covid-19

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “Tempo de Paz e Prosperidade” Fotos/ Roberto Vieira.

A visita técnica ao Centro de Combate ao Coronavírus nas dependências da Escola Estadual Thiago Gonçalves, localizado no Bairro da Palmeira II, pelo o chefe do Poder Executivo Municipal que estava acompanhado do Secretário de Saúde do Município de Tucumã aconteceu na manhã desta quarta – feira (03).

O secretário de Saúde, Rafael Antônio, e o prefeito Adelar Pelegrini estiveram visitando o local que terá o papel central no diagnóstico e monitoramento da doença Covid – 19, causada pelo novo coronavírus. Por mais de 50 minutos as autoridades percorreram as salas a onde estão provisoriamente montados o comitê de crise, laboratório, sala de consulta, enfermagem, farmácia, sala de apoio, tele saúde, consultório medico e espaço de ambulância, tudo foi devidamente acompanhada por Lorena Félix, Biomédica e coordenadora do Laboratório Municipal.

A Biomédica Lorena Felix explica que a confiabilidade do teste rápido One Step COVID-19 Test, doados pela Vale ao município, respeita as instruções de uso do fabricante, foi atestada e consta no Boletim Epidemiológico No 8 do Ministério da Saúde (ME).

Ainda segundo ao profissional de saúde, o produto é o único no país a ter sua confiabilidade atestada por instituto nacional a constar nas recomendações do ME. Lorena Felix explicou ainda que o produto foi vendido no Brasil pela Celer Biotecnologia e o teste é importado da chinesa Wondfo.

A biomédica Lorena Félix informa que para a realização do exame e coletado uma amostra de sangue, do paciente a onde o teste rápido (imunocromatografia) com o soro, com o tempo de 15 minutos para obter o resultado. Outra informação e que são realizados em média de 100 a 120 exames diários. Com horário de coleta das 08h00min às 16h00min no Centro de Combate. Com atividades internas até as 19h00min. Lembrando que pacientes internados, e assistidos pelo programa Melhor em Casa serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã de onde é feita a coleta a domicílio pela equipe do Laboratório Municipal. Destaca à biomédica, Lorena Félix.

Conhecendo de perto toda estrutura do Laboratório Municipal, o secretário de saúde de Tucumã destacou a importância desse trabalho que passa ser realizado no município e atenderá os munícipes tucumaenses. “Esse é um grande avanço, antes os testes eram realizados em Belém, quase 900 km de nossa cidade, e a partir de agora os testes serão realizados em nosso município. Essa nova jornada faz parte da parceria da Prefeitura de Tucumã, junto ao Governo do Pará e iniciativa privada. Teremos um quantitativo maior de testes sendo realizados por dia, essa ação é muito importante para nossa população e para o perfil epidemiológico que passa a ser traçado com segurança e celeridade em nosso município”, informou Raphael Antônio.