Prefeito recebe representante da CEF para definir sorteios de casas populares

0

O prefeito, destacou que está é uma etapa importante e representa um esforço da Prefeitura no intuito de diminuir o déficit no setor de habitação do município de Tucumã.

Com Informações de Roney Wydiamaior

Está chegando o tão esperado momento para as famílias tucumaenses inscritas receberem uma das unidades habitacionais do Residencial Vale das Rosas. Os últimos detalhes estão sendo acertados pela Caixa Econômica Federal em parceria com o município de Tucumã.

O sonho de ter a casa própria no município de Tucumã esta cada vez mais perto. O Prefeito Adelar Pelegrini acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Pastor Alex Cerqueira e responsavel pelo Departamento Municipal de Habitação receberam no município, Jesiel Barroso, Técnico Social Pleno da Gerência de Interesse Habitacional da Caixa Econômica Federal de Marabá.

O prefeito, destacou que está é uma etapa importante e representa um esforço da Prefeitura no intuito de diminuir o déficit no setor de habitação do municipio de Tucumã.”É mais um residencial a ser entregue, concretizando mais um compromisso nosso com a população de Tucumã. A expectativa para todos estes beneficiados é grande, pois vão ter sua casa própria”, reforça Adelar Pelegrini.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pr. Alex Cerqueira o sorteio previsto para ocorrer até o fim deste mês de março ..

Enviamos para a Caixa Econômica que fez o levantamento e checou que as informações contidas estão dentro dos critérios do programa habitacional. Em caso de inconsistência a pessoa não terá direito ao benefício e as habilitadas no cadastro de suplentes serão convocadas de acordo com o número de vagas”, detalhou. Ainda segundo o secretário, os empreendimentos já estão com 99% das obras concluídas, com previsão de entrega previstas entre os meses de junho ou julho deste ano ainda. Informa, Pr. Alex Cerqueira.

Documentação necessária

As informações referentes aos sorteados serão organizadas por grupos, sendo eles: idosos; pessoas com deficiência, grupo I, grupo II e grupo III, definidos conforme critérios habitacionais que levam em consideração, principalmente, a renda familiar.

Após a finalização do processo de pré-seleção, o Departamento Municipal da Habitação irá emitir listagem contendo todos os grupos familiares sorteados e a ordem dos suplentes e cadastros reservas de cada empreendimento.

Segundo informações do Departamento Municipal de Habitação da Prefeitura de Tucumã atualmente o município costa 1400 cadastro compatíveis para participar do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida.

Uma portaria do ano de 2016 regulamentada pelo Ministério das cidades assegura que 1.105 candidatos estão compatíveis a participarem do programa habitacional de nominado de Residencial Vale das Rosas, em atendimento a referida Portaria, essas famílias participarão do sorteio das 850 unidades habitacionais.

Critérios

Participaram da seleção famílias com renda familiar bruta de até R$ 1.800,00 por mês; que não possuem imóvel (tanto urbano como rural) próprio ou financiado em qualquer unidade da Federação; que não possui restrição de créditos (Porque a casa é financiada, ou seja, será paga em 10 anos); que realmente sejam moradores de Tucumã; que estejam cadastrados no Cadunico e que atenda aos critério nacional.

sendo:

1- Famílias residentes em áreas de risco ou insalubres que tenham sido desabrigadas;

2- Mulheres responsáveis pela unidade familiar;

3 – Pessoas com deficiência (com laudo médico)

Além dos critérios Municipal.

1- Famílias monoparentais comprovada por filiação;

2- Famílias de façam parte pessoa(s) com doença crônica comprovada por laudo médico;

3- Famílias com ônus excessivo de aluguel.

Conselho Municipal de Habitação

Vale destacar que os critérios Municipal foram definidos pelo Conselho Municipal de Habitação de Tucumã do qual fazem parte representantes da sociedade civil.

Atendendo essa mesma Portaria, das 850 Unidades Habitacionais serão destinados 3% para idosos e 3% para pessoas com deficiência.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade