Prefeito reúne equipes dos Agentes de Endemias e entrega kits de trabalho

0

Agentes Comunitários de Endemias responsáveis por vistoriar 18.324 imóveis receberam das mãos das autoridades de Tucumã fardamento, coletes, bolsas, bonés, protetor solar, repelente e botas.

(Com Informações Roney Wydiamaior/ Ascom PMT) –

A prevenção é considerada a melhor estratégia de combater o mosquito transmissor da dengue, zika vírus causador da microcefalia e da febre chikungunya. Por isso mesmo e que a Prefeitura Municipal de Tucumã através da Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, entregou nesta sexta – feira (02), na Câmara de Vereadores de Tucumã aos Agentes de Endemias, Kit de material para o trabalho.

Kit

Os 16 Agentes Comunitários de Endemias (ACE) responsáveis por vistoriar 18.324 imóveis e terrenos baldios (TB) receberam das mãos das autoridades do município de Tucumã um kit que é composto por fardamento de calças, camisas, coletes, bolsas, bonés, protetor solar, repelente e botas. Os profissionais de saúde irão potencializar o trabalho que já é feito diariamente coordenado pela a equipe da Vigilância em Saúde.

Avanços

A Prefeitura de Tucumã reforça o compromisso de melhoria da qualidade do serviço prestado à população. O Secretário de Saúde, Raphael Antônio lembrou que as equipes de saúde e a população precisam se unir em prol do combate ao transmissor das doenças citadas. Ressaltou também, que as atividades de promoção e educação sejam intensificadas, visando à eliminação de criadouros que possibilitem a proliferação do mosquito. “É nós não corremos o risco de uma epidemia no índice pontua 3.7 sendo uns dos mais baixo em municípios da região”. Destacou Secretario de Saúde.

Raphael Antônio aproveito a solenidade para fazer uma explanação sobre as ações desenvolvidas pela a pasta da Secretária Municipal de Saúde de Tucumã. Segundo o Secretário de Saúde de Tucumã para os próximos dias chegaram equipamentos importantes para a saúde da população que são equipamentos de odontologia, ultrassom, aparelho de raio X e além de reformas das Unidades de Saúde, aquisição de ambulâncias, veículos, academias de saúde, realização de cirurgias eletivas e a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras ações.

“Quero também destacar o apoio do vice – prefeito, prefeito e dos vereadores que se empenham junto aos deputados estaduais e federais (Priante, Wladimir Costa, Elcione, Jordy, Julia Marinho, Zé Geraldo, Seffer, Joaquim Passarinho, Miro Sanova, Beto Salame, João Chamon na contribuição de envio de emendas parlamentares para área da saúde pública o que nos possibilita atender os munícipes dentro das nossas possibilidades com programas e ações”. Frisou Raphael Antônio.

Envolvimento

Segundo o coordenador do departamento de combate as endemias de Tucumã, Luzivan Guimarães Sousa, explica que essas ações a serem desenvolvidas visar o combate dos mosquitos e irá envolver o governo e a sociedade. “Iniciamos hoje com o recebimento do material de trabalho e iremos pra ruas com ações que envolvem arrastões nos bairros, capacitação e conscientização dos profissionais de saúde, dos Agentes Comunitários de Saúde, Endemias e palestras nas escolas municipais e em igrejas”. Destacou Luzivan Guimarães.

Combate ao mosquito da Dengue

O Prefeito Municipal, Adelar Pelegrini, lembrou que todas as ações e entregas até o momento condizem com o compromisso da gestão com a categoria e destacou a importância dos profissionais de Saúde no controle e orientação principalmente no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças: dengue, zika e chikungunya.

“Iremos continuar fazendo juntos e com a união de todos o melhor para o nosso município. Nós somos referência no estado com diversas conquista como cidade selo verde, gestão transparente, gestão fiscal, município selo Unicef em fim pra ser uma ideia como Tucumã passa por uma grande transformação administrativa e de desenvolvimento passou por Tucumã o cantor sertanejo Cesar Minotti da dupla Cesar Minotti e Fabiano e até fez um vídeo e postou nas redes sociais relatando os avanços e a nossa linda praça que foi revitalizada que e outra referência a nível estadual. Então eu devo isso a essas conquistas a minha equipe de governo e agradeço a população pelo o apoio e conclamamos para cuidar das nossas residências mantendo limpo combatendo todos os dias o mosquito transmissor de várias doenças”. Pontuo o Prefeito Adelar Pelegrini.

Informatização e Integração do Sistema de Saúde

O vice – prefeito Dr. Miguel Marques reconheceu a importância do trabalho dos Agentes de Endemias ao qual disse que já trabalhou com alguns profissionais de saúde, classificando que e um grande prazer trabalhar junto. Marques informou também que atual administração haverá de informatizar para integrar todo um sistema de saúde.

O vice – prefeito enalteceu a importância da melhoria e do atendimento na saúde local custeadas pelo o Sistema Único de Saúde (SUS) e a parceria com o governo do Estado ao qual possibilitaram realizar ações importantes como as cirurgias de hérnia, vesículas, histerectomia, cataratas entre outras ações porém o foco agora e combater e conscientizar a população para juntos com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias unir esforços para vistoriar residências, residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais com a missão de eliminar focos endêmicos e a inspecionar caixas d’agua, calhas e telhados, essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças. Enfatizou o Vice prefeito Dr. Marques.

Reconhecimento

Savanas Presidente do Poder Legislativo de Tucumã, reforçou que a melhor forma de prevenir a dengue é eliminar qualquer tipo de objeto que acumule água parada. Estudos mostram que mais de 90% dos focos do mosquito são encontrados em casas e quintais, o que reforma a importância do envolvimento da população no controle da doença. “Fica aqui registrado a preocupação do prefeito e a toda a equipe da secretaria de saúde pelo o empenho e atenção com a categoria por oferecer condições de trabalho e incentivo para o bom exercício das atividades por este servidores. E vocês que são as guerreiras que estão aí em campo todos os dias, batendo de porta em porta para fazer esse controle diário dessa larva então eu quero agradecer por estar conosco nessa tarefa e a equipe dos Agentes de Endemias que dão uma prova que o compromisso de vocês é com a cidade e a saúde da população”. Frisa Savanas.

Presenças

Estiveram presentes a entrega do material de trabalho para os Agentes Comunitários Endemias o Prefeito Adelar Pelegrini, Vice – Prefeito Dr. Miguel Marques, Presidente da Câmara Vereador Savanas, Secretário de Saúde Raphael Antônio, de Esporte e Lazer Bian Cardine, de Assistência e Desenvolvimento Social Alex Cerqueira, de Agricultura Cássia Alexandrino, Assessor Técnico da Secretaria de Educação Gilson J, Secretária do Conselho de Saúde Nilcione Pereira Araújo, Coordenador de Endemias Luzivan Guimaraes, Diretora da Vigilância em Saúde Enfermeira Patrícia Witeck, Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Jessica Borges, Empresário Francisco Sousa o Chico do Azougue, os Vereadores Mirim, Aurino do Globo, Zé do Signus, Du Santos, Laudi Witeck, Agentes Comunitários de Endemias e Saúde, Imprensa, Clube dos Desbravadores de Fanfarra da Igreja Adventista, entre outras lideranças.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade