Prefeitos de Tucumã e Piçarra vão ser eleitos para presidir Amat Carajás

O evento da eleição da Amat Carajás terá a participação do Governador do Pará, Helder Barbalho.

(Texto e Foto/ Reportagem/ Roney Braga Wydiamaior)

Os Prefeitos de Tucumã Adelar Pelegrini e de Piçarra Vagne Machado serão aclamados na manhã desta sexta – feira (22) por prefeitos do sul e sudeste do Pará como presidente e vice – presidente respectivamente. O evento terá a participação do Governador do Pará, Helder Barbalho.

A Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) promoverá nesta sexta-feira (22), a Assembléia Geral para a escolha da diretoria para o biênio de 2019/2020). Com apenas uma chapa inscrita, a eleição será realizada no anfiteatro do Centro de Convenções do Governo, em Marabá, às 9 horas.

HISTÓRIA: A AMAT – Carajás existe há 42 anos e é formada por 38 municípios do sul e sudeste do Estado do Pará. Criada em 12 de novembro de 1977, foi pioneira no processo de organização dos municípios e participou de momentos históricos para o Estado do Pará, como a criação da Hidrelétrica de Tucuruí, a elaboração do projeto inicial das obras da hidrovia do Araguaia-Tocantins, da realização do Plebiscito para a criação do Estado do Carajás, entre outros.

MUNICÍPIOS QUE IN-TEGRAM A AMATCarajás: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorados dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí, Ulianópolis e Xinguara.