Prefeitura de Tucumã adere ao Programa Nacional De Controle do Tabagismo; e distribui kits

Se você já quis parar de fumar e não conseguiu, agora pode ser uma boa hora para tentar. A Prefeitura de Tucumã aderiu ao Programa Nacional de Controle o Tabagismo. Nesta segunda (31), é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Para celebrar, a partir de agora, o município passa a oferecer tratamento especializado de um ano. Pacientes atendidos pelo Programa vão receber kits com medicações.

Quem quiser parar de fumar, é só procurar o Centro de Referência que funcionará dentro da Unidade da Família IV, no Centro, com o enfermeiro Brás Ricardo. “Aqueles que atenderem aos requisitos do Programa serão instruídos na dinâmica do tratamento. A secretariaria de Saúde fará a distribuição dos kits com a medicação prescrita”, disse Renata Araújo, a secretaria.

O Programa consiste em um acompanhamento com objetivo é conscientizar a população dos malefício do uso do tabaco, como o alto índice de mortalidade por causa do hábito de fumar; diminuir a prevalência de fumantes ativos e proteção dos passivos; além de promover hábitos mais saudáveis.

“Durante um ano, o paciente será acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com trabalhos de terapia em grupos, com foco no fortalecimento de vínculo para que o paciente tenha êxito em abandonar o tabagismo”, explicou Keila Viera Moreira, diretora da Atenção Básica do município.

Kits
O protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do tabagismo foi instituído dia 19 de abril do ano passado pelo Ministério da Saúde. Para fazer parte, os pacientes precisam atender requisitos específicos para fazer parte do Programa. Para auxiliar no tratamento, a Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria de Saúde, vai distribuir kit com a medicação necessária.

Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Arte: Márcio Albano/ Ascom PMT