Prefeitura de Tucumã forma turma de capacitação em doces e salgados

Nesta sexta-feira (21), mais nove mulheres finalizaram o curso de doces e salgados, ofertado pela Prefeitura de Tucumã, por meio das Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os próximos cursos são os de panificação e enxertia de cacau, na cidade, e pintura em tecido, na zona rural.

Nesta turma, foi ensinado sobre empreendedorismo, técnicas de congelamento, embalagem e conservação dos produtos. Além das receitas de massas de salgado: tradicional, macaxeira e milho, abundantes na região. Outro diferencial foi ensinar a confecção de doces tradicionais de festas, que oferece mais rentabilidade, conforme explicou Roberta Moraes, instrutora Senar.

Durante o evento, em que equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), local do curso, preparou uma mesa especial, Laudi Witeck, secretário de agricultura, ressaltou que as próximas turmas já estão formadas. “Nosso foco é na capacitação. Nosso próximo curso será para os interessados nas técnicas produtivas do cacau. A zona rural, na vicinal P3, também será contemplada com o curso de pintura em tecido”, revelou.

“Gostaria de agradecer ao Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte, à Faepa, ao Senar. Só conseguimos formar pessoas, porque temos parceiros fortes. Estamos tendo apoio dessa gestão, em parceria com a Câmara, em nome da vereadora Maely, que tem nos apoiado muito, eu agradeço a todos”, agradeceu Witeck.

Com a palavra, a Vereadora Maely destacou que esse apoio é importante, pois tem presenciado tudo o que nosso município está recebendo. “Parabéns pela participação de vocês desse curso de capacitação. É um desafio, mas vocês têm a ferramenta para lutar pela família de vocês. Não desistam. Esse aqui é só o começo”, incentivou a vereadora.

A aluna Érika Arantes entendeu. Hoje ela é comemorada como “a festa completa”. Após fazer o curso de bolos, agora completa com doces e salgados. “Gostaria de agradecer a todos. A professora é incrível. Ela traz o conhecimento, nos anima, se torna uma amiga. Aqui, nos tomamos amigas, trocamos ideias e conhecimento. Isso me deixa muito feliz”, disse emocionada.

Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT