Prefeitura de Tucumã promove capacitação virtual dentro da Campanha “O tempo de ser criança é agora”

0

A rede de proteção infanto-juvenil de Tucumã participou, nessa quinta (10) de capacitação dentro da Campanha dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Com o tema “O tempo de ser criança é agora”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ofereceu turma virtual para 50 participantes.

O encontro virtual, contou com representantes: da Câmara Municipal, Vereadora Maely; da Secretaria de Saúde; de Educação; de Organizações Não Governamentais; do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA); Conselho Tutelar; Centro de Referência da Assistência Social (Cras); Programa Criança Feliz; e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Visando a discussão das políticas públicas voltadas para a temática, três salas virtuais foram montadas. Divididos em: o território de Tucumã, sobre a Rede de Proteção e o outro sobre as fragilidades dessa Rede. Margareth Almeida, coordenadora do Creas, que ficou no terceiro grupo. “Foi como um bate-papo. Pude ver o engajamento dos participantes e a colaboração de todos. Contribuições valiosas na construção de uma realidade que consegue por fim a esta forma de violência”, explanou.

A palestra foi mediada pela coordenadora geral e pedagógica da Rádio Margarida, Ong referência na proteção de crianças e adolescentes, Nayara Lima. A palestrante foi Elaine Batista, assistênte social da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em Belém, especializada em abordagem social.

O enfrentamento do trabalho infantil, segundo Elaine Batista, é sempre desafiador. “Quando ouvimos: – O filho é meu e eu faço o que eu quiser. Não! Temos que dar o encaminhamento ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público, se for o caso. Precisamos romper com a violação dos direitos. A partir do momento em que a rede for acionada, nós precisamos discutir caso a caso”, disse a assistente social.

Texto: Kenny Teixeira/ Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade