Prefeitura de Tucumã toma medidas para proteger idosos, grupo mais vulnerável a doença Coronavírus

0

A prefeitura de Tucumã tomou uma série de medidas a fim de evitar a exposição de idosos a uma eventual transmissão do Coronavírus. A faixa etária acima de 60 anos forma o grupo mais vulnerável a doença.

De acordo com o ultimo senso feito há 10 anos, ou seja, ano base 2010 pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município de Tucumã apresentava uma população na faixa acima dos 60 anos de idade de 1.962 (Mil, Novecentos e Sessenta e Duas) pessoas idosas sendo que do sexo masculino 1.165 e feminino 797 e um detalhe chamava atenção a época do senso populacional nenhum morador da cidade tinha alcançando os cem anos de vida. Confira o gráfico em destaque.

As ações desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com destaque para as atividades do Grupo Maturidade Ativa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras – Dulcina Ehlicker) suspenderam as atividades evitando dessa maneira aglomerações de pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda ainda que os idosos evitem sair de casa até que a transmissão de Coronavírus diminua no País. Mais vulneráveis, os idosos formam o principal grupo de risco da doença.

Por determinação do prefeito Adelar Pelegrini o município de Tucumã instaurou um Comitê de Crise formado por profissionais da área da saúde pública ao qual visa balizar as decisões do município em relação ao Covid – 19. “O comitê passa a orientar todas as decisões no combate a essa pandemia que aflige o Brasil e o Mundo”, informou o prefeito.

O coronavírus é transmitido de forma semelhante a influenza, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

Veja como se prevenir

– Lavar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação
alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou
tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou
espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos,
cigarros ou batons.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais
ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória
(cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após
higienizar as mãos).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade