Produtores recebem incentivos do governo de Tucumã para plantar açaí

A ação é mais uma estratégia do governo para que os produtores tenham alternativas para produzir e obter renda com práticas agrícolas sustentáveis, que evitam a queima e a derrubada da floresta

Roney Wydiamaior/ Fotos/ Gean Pablo.

A produção e cultivo do açaí vêm despertando grande interesse por conta de suas propriedades nutricionais e por ter se tornado uma importante fonte de renda e emprego, o que levou a cultura a conquista de novos mercados, fatos de fundamental importância para a economia local.

Incentivo

Pensando assim é que produtores rurais da comunidade São João Batista, localizado na vicinal 42 na região da P – 6 receberam a presença do governo de Tucumã, por meio das secretarias municipais da Agricultura, do Meio Ambiente, Indústria e Turismo, Esporte e Lazer e o Poder Legislativo.

Ação faz parte de um projeto em que consiste na diversificação das propriedades rurais e ao mesmo tempo visando à consolidação da cadeia produtiva do açaí, cacau entre outras culturas potencializado renda e a geração de emprego no meio rural.

Outro fator a ser considerado se refere ao reflorestamento como ato de replantar florestas, resgatando áreas devastadas já que o processo de reflorestamento é muito importante tanto para o meio ambiente quanto para agricultura, uma vez que garante preservação, sustentabilidade, renda, entre outros benefícios.

Ao menos cerca de 70 famílias de agricultores e produtores rurais das localidades, P 06 e as vicinais 42, berro groso, nova esperança, rio branco, após ouvirem atentamente informações pelos os titulares das pastas de Agricultura (Cássia Alexandrino) e do Meio Ambiente (Clarismar Oliveira) e serem cadastrados por servidores municipais foram entreguem aproximadamente 1.500 mudas de açaí, prontas para o plantio.

Para Cássia Alexandrino engenheira agronoma e secretária municipal de agricultura de Tucumã, explica que os plantios visam à diversificação de várias culturas o que permite em um futuro breve a consolidação da cadeia produtiva do açaí e é uma das atividades incentivadas pelo o governo de Tucumã. “O incentivo da prefeitura, com distribuição gratuitas de mudas do açaí e assistência técnica para viabilizar a produção”, explica a secretária de Agricultura, Cássia Alexandrino, acrescentando que atividade produtiva também deverá contribuir para a recuperação de áreas degradas.

O Produtor rural, Edivaldo Alves de Oliveira (78), natural da cidade de Ecoporanga no estado do Espírito Santo, viúvo, pai de onze filhos, e que há anos residem na região da P -6 foram uns dos produtores rurais que receberam mudas de açaí. “Essa ação do governo municipal e de suma importância devida dar incentivo a todos a plantar não só açaí e sim o cacau e eu peço que essa região não fique tão somente na cultura da produção de gado de corte e de leite então quero parabenizar a todos e vamos juntos transformar essa região”. Pondera senhor Edvaldo Oliveira.

Selo Verde

Atualmente o viveiro municipal de Tucumã, implantado em uma área do Campo Experimental produz anualmente cerca de 40 mil mudas de plantas de espécies arbóreas, frutíferas, e energéticas, o que permitem alcançar metas ambiental o que levou a cidade de Tucumã a ser certificado como ‘Selo Verde’ pelo o governo do Pará, através do Programa Municípios Verdes.

Viveiro

O viveiro municipal e administrado pelas as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e foi construído em parcerias com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR- Bio), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e a ONG The Nature Conservancy (TNC).