Produtores rurais de Rio Maria conhecem ações e programas desenvolvidos pelo o governo de Tucumã

Para Cássia Alexandrino, engenheira agrônoma e secretária de agricultura esse evento de interação dos municípios, evidência cada vez mais o trabalho executado pela secretaria de agricultura, sua importância e seu destaque perante todo Estado do Pará.

Roney Braga Wydiamaior/ Ascom/ PMT.

O setor da agricultura familiar no município de Tucumã aliada as diversas culturas agrícolas em especial as lavouras de cacau vem chamando atenção de um grupo de produtores rurais do Assentamento Escalada do Norte, a cerca de 140 km da sede do município de Rio Maria, na região sudeste paraense.

Durante todo o dia da ultima sexta – feira (23) uma comitiva de agricultores ligados a Associação de Produtores e Produtoras Rurais do Projeto de Assentamento Escalada do Norte (Aproena) de Rio Maria estiveram no município de Tucumã em um intercambio rural com o objetivo de conhecer as atividades, ações, assistência técnica e programas desenvolvidos pelo o governo municipal via secretaria de agricultura ao homem do campo.

O primeiro contato ocorreu na Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã a onde a comitiva de agricultores de Rio Maria, foram recepcionados pelo o vereador Savanas no momento representando o prefeito Adelar Pelegrini. Savanas juntamente com a Secretária de Agricultura a engenheira agrônoma Cássia Alexandrino, informaram todos os programas e a politica publica voltada ao homem do campo implementadas pela atual gestão.

Após receberem as informações ações e programas implementados pela Secretaria de Agricultura de Tucumã os produtores rurais de Rio Maria, visitam a Ceplac, Viveiro Municipal, uma Horta Hidropônica, Cooperativa de Cacau, Agroindústrias de Polpas de Frutas e uma lavoura de cacau que inicia um projeto piloto com o plantio de 1.800 pês de cacau clonado e irrigado.

Segundo Cássia Alexandrino, o município de Tucumã é o único do Estado que possui seis (6) agroindústria rural com certificação, três (3) laticínios, dois (2) frigoríficos, uma cooperativa de cacau, uma cooperativa de leite, uma associação de piscicultores, duas unidades demonstrativas de produção de cacau do projeto cacau floresta, sete unidade demonstrativa de SAF, e uma unidade demonstrativa de pastejo rotacionado pelo projeto rural sustentável.

Somos referência em várias áreas do Agro, graças às pessoas e empresas e entidades parceiras da secretaria de agricultura, que são comprometidas com o desenvolvimento do nosso município e região.

Marcia Campos Queiroz, secretária da Associação de Produtores e Produtoras Rurais do Projeto de Assentamento Escalada do Norte (Aproena) de Rio Maria, fez uma avaliação positiva do encontro entre os dois municípios e conhecer na pratica como o município de Tucumã vem se desenvolvendo na agricultura familiar em especial no cultivo do cacau. “ Pra nos e maravilhoso participar deste dia de campo e entender como funciona tudo isso e agente se sente motivado com tudo que agente estar vendo aqui em Tucumã e então e vejo que o pessoal que veio com agente do assentamento escalada do norte estar todo mundo muito motivados e feliz em conhecer como e a cultura do cacau e agente sabe que tem muitos desafios pela frente mais agente acredita que com técnica, trabalho e a participação do governo agente consegue avançar. Reforçou Márcia Campos.

Eurípedes Bersa, Secretário de Agricultura de Rio Maria informou que e a ideia e incentivar os agricultores a começarem a pensar em uma cultura de subsistência, rentável e de sustentabilidade ambiental e as lavouras de cacau agrega essa politica altamente lucrativa e desenvolvimento. “Estamos aqui buscando conhecimentos para podermos aprimoramos a pratica do cultivo do cacau no nosso município de Rio Maria, uma vez que estamos iniciando os primeiros plantios de pês de cacau e Tucumã e um município que historicamente há uma produção de cacau a onde todos os setores estão interligados e a nossa avaliação e que saímos da aqui como um dia muito produtivo e como se fosse um dia de escola e certamente iremos aprimorar o nosso projeto “ Fruto de Quintal” que estar em andamento no município de Rio Maria”. Lembra, Bersa.