Durante toda esta semana, o município de Tucumã, no sudeste do Pará, recebeu a programação do Programa “Territórios Sustentáveis”, que inclui a realização de um seminário e de diversos cursos ofertados aos produtores, agricultores familiares, associações, cooperativas e sindicatos dos municípios da PA-279, que são, além de Tucumã, Água Azul do Norte, Ourilândia e São Félix.
Este foi o segundo seminário do programa territórios sustentáveis, como subtema ‘Florestas Produtivas e Pecuária Sustentável. O primeiro foi realizado em São Félix em outubro passado.
O Territórios Sustentáveis pertence ao Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Pará, e é de grande importância para a Sedap, órgão responsável pelas ações de fomento e capacitação técnica dentro do programa.
Conforme informou o coordenador de produção animal da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Ronnald Tavares, a programação começou na segunda-feira (23),e entre os cursos realizados estão o de inseminação artificial que foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o de coleta e análise de solo que foi feita em parceria com a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Ele lembrou que houve, ainda, a capacitação para vacinadores contra brucelose que foi promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara) e a capacitação de produção de mudas e de sistemas agroflorestais que foi realizada pela regional da Sedap de Carajás, em Marabá, tendo a frente o coordenador regional pelo Fábio Henrique.
A programação também teve, como finalidade, o fomento da produção agropecuária sustentável na região. “Levamos várias tecnologias de inseminação artificial em bovinos, produção de mudas, sistemas agroflorestais. Isso é mais uma ação da Sedap inserida no programa territórios sustentáveis, em especial, no primeiro território que é o da pa-279. Provavelmente, a próxima programação será em Água Azul no próximo ano”, anunciou.
Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap/ Por Camila Botelho (SEDAP)