Reunião define regulamentação do transporte público municipal em Tucumã

Roney Wydiamaior

O transporte coletivo municipal em Tucumã entrou em operação na terça-feira, 12, com uma linha linhas interligando todo município. Nos primeiros de 30 dias correspondem ao período experimental do serviço, cobrança de passagens ficou definida em tarifa única no valor de R$ 4,00 (quatro reais). E detalhes crianças até os sete anos não pagam.

Moradores do Residencial Vale das Rosa, conjunto Habitacional denominado de Minha Casa, Minha Vida reuniram com o Departamento Municipal de Transito de Tucumã (Demutran) para tratar da implantação do Transporte Público Municipal de Tucumã. “A mobilidade urbana é desde sempre uma preocupação também do prefeito Adelar Pelegrini e essa é mais uma etapa vencida. Queremos, com isso, garantir o direito de ir e vir e impulsionar o comércio em nosso município, uma vez que os moradores vão poder circular pelas as principais avenidas da cidade pagando tarifa única”, ressaltou Glauciente Sena.

A vida cotidiana moderna é fundada na cidade, onde habita a maior parte dos cidadãos de um país. A cidade reúne os espaços de produção, trabalho e lazer e nesta se distribuem os serviços essenciais para a vida de seus habitantes. Logo, a forma de administração e a organização dos espaços públicos de convívio e interação social influenciam fortemente a vida cotidiana.

Os meios de transporte público são aqueles gerenciados por empresas públicas ou privadas e portanto não pertencem aos usuários. O governo pode realizar o gerenciamento desse meio de transporte ou dar concessão para que outras empresas cuidem do serviço, a fim de que o cidadão possa usufruir dele.

Os meios de transporte público podem ser classificados em individuais (táxi e bicicletas alugadas) ou coletivos (ônibus municipal, intermunicipal, metrô, trem, etc.)