O apoio para o plantio de culturas de substancia e na comercialização da produção do milho, mandioca, açaí e cacau, entre outras, objetiva proporcionar geração de renda para as famílias da zona rural
Roney Wydiamaior
Os produtores rurais do município de Tucumã estão recebendo apoio da administração municipal, por meio da gerência da Secretaria de Agricultura com relação ao preparo da terra. Com o início do verão os pequeno e médios agricultores estão trabalhando e para isso, eles contam com um programa municipal da Secretaria Municipal de Agricultura, denominado de “Produzir no Campo”.
O apoio para o plantio de culturas de substancia e na comercialização da produção do milho, mandioca, açaí e cacau, entre outras, objetiva proporcionar geração de renda para as famílias da zona rural. Este é o maior programa de apoio ao homem do campo já desenvolvido pela prefeitura, fortalecendo a atividade rural e ao mesmo tempo garantindo melhor qualidade de vida as famílias.
São fornecidos tratores com subsídio municipal de 50% no custo da hora/ máquina. O Programa “Produzir no Campo” conta com patrulhas mecanizada, realiza diversos serviços para os produtores rurais, num total estipulado de 20 horas/ máquina/ ano por agricultor, como tombamento da terra, aragem o que equivalem algo em torno de 5 hectare.
O produtor rural da vicinal Cajazeira, João Alfredo da Silva, proprietário do sítio Laranjeira está sendo atendido com ações da Secretaria de Agricultura. Uma patrulha agrícola está realizando serviço de roço de pasto já que a principal atividade agrícola dele e a produção de leite e milho. “Estou muito feliz por ser contemplando com esse programa e a hora e agora em roçar o capim duro para poder ter ganho na produtividade e aumento da produção do leite”, lembra seu João Alfredo.
Cássia Alexandrino, engenheira agrônoma e Secretária de Agricultura da Prefeitura de Tucumã, fez questão de ressaltar que o serviço realizado pelo o programa “Produzir no Campo” em que disponibiliza cinco patrulha mecanizada para atender as propriedades rurais fomenta atividade rural, levando tecnologia, tornando as propriedades produtivas e lucrativas, tanto para os que plantam para comercialização, quanto para aqueles que trabalham a terra para sua subsistência, entre outros fatores. “Estamos disponibilizando serviços e máquinas para atender as necessidades do produtor rural e assim fortalecer o homem do campo, de forma que eles possam viabilizar sua produção”, frisou a titular da pasta.
O prefeito Adelar Pelegrini, destaca a importância da ação para a economia local principalmente para o homem que vive exclusivamente do que produz na terra, sobretudo porque os beneficiários são pequenos produtores rurais que não possuem recursos financeiros para preparar a terra da forma correta. “Muitas vezes alguns deixam de produzir porque não tinha condições de pagar pelo serviço de preparo da terra e este programa acaba por impulsionar a economia municipal, solidificando as atividades rurais, investido no homem do campo e melhorando sua vida e a de sua família”, salientou o prefeito.
DAM
Os trabalhos do programa “Produzir no Campo” iniciaram este ano no mês de maio pelas as vicinais P – 2 e Cajazeira e para terem os serviços do programa “Produzir no Campo”, os produtores rurais devem se dirigirem até a Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã para fazer o agendamento de quantidade de horas/ máquinas e em seguida solicitar junto a Secretaria Municipal da Fazenda e retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).