Secretaria de Agricultura e Senar promovem curso de segurança alimentar do Açaí a produtores rurais de Tucumã

Durante uma semana foram proporcionados aos produtores rurais curso teórico sobre segurança alimentar aliadas as boas práticas na manipulação, higiene sanitária para o preparo do Açaí

Reportagem/ Roney Braga Wydiamaior/ Ascom/ PMT.

O Governo de Tucumã por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte (SRTO) durante uma semana proporcionaram aos produtores rurais curso teórico sobre segurança alimentar aliadas as boas práticas na manipulação, higiene sanitária do Açaí.

As aulas do curso transcorreram no auditório da Universidade Brasil e foi ministrado pelo o instrutor Ivan Renato do Senar paraense e teve como foco principal passar conhecimentos e habilidades técnicas referentes às boas práticas de manipulação, processamento e procedimentos operacionais, seguindo a legislação municipal e federal de qualidade, higiene e segurança dos alimentos voltada para o fruto açaí.

Para Ivan Renato explica que e de grande importância essa interatividade entre governo e produtores rurais ligados especificamente a cultura do açaí o que denota que e possível produzir um produto seguro e próprio para o consumo e essa são sem duvidas umas da preocupação tanto do governo estadual quanto municipal.

“Quem for produzir comercializar açaí e imprescindível ater a legislação pertinente em relação à manipulação de alimentos. Sendo assim os produtores rurais passam a terem conhecimentos sobre temáticas relacionadas à qualidade e ao consumo do açaí, abrangendo o conceito e os marcos regulatórios de segurança alimentar e nutricional, riscos e benefícios do consumo do açaí bem como a gestão de qualidade do açaí em serviços de alimentação. Ponderou Ivan, instrutor do Senar.

A secretária de Agricultura de Tucumã, Cássia Alexandrino aproveitou a oportunidade para informar sobre os projetos, programas e ações desenvolvidas pelo o governo municipal e que essa parceria com Senar vem agregar conhecimentos aos produtores rurais. Outra ideia que estar em planejamento diz respeito à criação de cooperativa com objetivo de comercialização da produção de açaí, polpas de frutas e outras culturas agrícolas.

Cássia também informou que em articulação aos vereadores Laudi Witeck, Savanas, prefeito Adelar Pelegrini será possível em breve receber uma carreta com unidade móvel denominada de agroindústria oportunizada pelo o Senar ao qual será possível aprofundar com técnicas sobre o preparo do açaí.