Secretaria de Saúde de Tucumã adota vacinação por ‘ Drive Thru’ para idosos

Como forma de preservar o isolamento dos idosos, que compõem grupo de risco diante do novo Coronavírus, a Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria Municipal, está disponibilizando equipes para vacinar a população mais idosa contra a gripe sem a necessidade de que a pessoa saia do carro.

Segundo o que foi informado por Raphael Antônio, Secretário de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue normativa do Ministério da Saúde, sendo que nessa primeira etapa os públicos prioritários são idosos e servidores da saúde e que mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes no município de Tucumã.

Outra informação repassada pela a enfermeira Patrícia Witeck, Coordenadora em Vigilância em Saúde explicou que a vacinação teve inicio na segunda (23) nas 08 Unidades Básicas de Saúde localizadas em diversos bairros da cidade e agora como estratégica e por orientação do titular da pasta de saúde, Raphael Antônio, como medida de evitar aglomerações foi implementado na Praça de Eventos Tuto Pombo Kayapó, o sistema de vacinação “Drive Thru” ao qual irá imunizar com idade mínima para ser atendido de 60 anos.

OS PROFISSIONAIS – de saúde da Prefeitura de Tucumã ressaltaram que a campanha de vacinação contra o Vírus H1N1 não previne o Coronavírus, mais que pode facilitar o diagnóstico da Covid -19, já que os sintomas das duas doenças são parecidos.

A CAMPANHA – contra a gripe foi antecipada no município devido à pandemia de coronavírus e estará disponível até 22 de maio. Segundo a prefeitura, a vacina foi disponibilizada em 08 unidades básicas de saúde e volantes espalhados pela cidade.

NOVO CORONAVÍRUS – De acordo com o Portal do Ministério da Saúde a vacina influenza não tem eficácia contra o Coronavírus. No entanto, em virtude da Pandemia de Coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid – 19, já que os sintomas são parecidos.