Secretaria de saúde de Tucumã informa o inicio de triagem para cirurgias de cataratas e varizes

0

E importante frisar que para serem atendidos é necessário que o cidadão esteja munido de documentos pessoais e com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Roney Wydiamaior/ Fotos Alessandro Sousa

A Prefeitura de Tucumã, através da Secretaria municipal de Saúde e em parceria com Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará, realizam durante os dias 11 e 12 deste mês aos cuidados da médica Drª Camila Xavier, triagem para realização de Cirurgias de Cataratas. Já no dia 13 de outubro será a vez do doutor Gabriel Coutinho, médico especialista em angiologista e cirurgião vascular também proceder à triagem para Cirurgia de Varizes.

A expectativa do governo municipal de Tucumã e que possam ser realizadas algo em torno de 600 cirurgias nessa etapa. Com isso mais uma vez a gestão municipal possibilitará que centenas de pessoas tanto da cidade quanto da zona rural possam ser contempladas com as cirurgas eletivas.

Os médicos da triagem estão atendendo os pacientes. E assim que saem da triagem, os pacientes já estão sendo marcados os exames necessários exigidos para as cirurgias tanto de Varizes quanto de Cataratas, com total agilidade e paciência com todos. E importante frisar que para serem atendidos é necessário que o cidadão esteja munido de documentos pessoais e com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tanto o secretário de saúde, Raphael Antônio, que estava acompanhado do vice – prefeito Dr. Miguel Marques, vereador Aurindo do Globo, Maria Nilva diretora da Unidade Mista de Saúde quanto ao prefeito Adelar Pelegrini, acompanhou in loco os trabalhos da campanha municipal de cirurgias de Varizes e de Cataratas ao qual destacaram que eventos como esse são importantes para atender a população de Tucumã.

Catarata

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embarcada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

Varizes

As varizes são veias dilatadas que podem ser facilmente que podem ser facilmente observadas por baixo da pele, que surgem especialmente nas pernas, causando dor e desconforto. Elas podem ser usadas pela má circulação, especialmente durante a gravidez e a menopausa, mas atinge especialmente os idosos.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade