Secretaria de Saúde e Sespa descartam primeiro caso suspeito de Coronavírus no município de Tucumã

A secretaria de Saúde de Tucumã comunica que foi descartado o caso suspeito de coronavírus (Covid-19) no município. O resultado do teste foi emitido na terça-feira (31) pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará, (Sespa), após exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen)

A suspeita surgiu na última semana, após uma cidadã que havia retornado de uma cidade no Estado de Santa Catarina, ter desenvolvido sintomas semelhantes ao de uma gripe. Por protocolo do Ministério da Saúde, o caso foi tratado como suspeito, e imediatamente foi coletado material para análise. Além disso, a equipe da secretaria municipal de Saúde de Tucumã realizou o monitoramento diário do paciente que em pouco tempo não apresentou mais nenhum sintoma.

Por medida de segurança o caso foi tratado como suspeito e agora diante da emissão do resultado foi DESCARTADO. O nome da paciente não foi revelado pela as autoridades local de Tucumã. Em rede social o Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, informou a boa notícia.

“ Graça ao nosso bom Deus tenho uma boa notícia, o caso que estava em analise Belém suspeito de Coronavírus do nosso município deu negativo. Isso significa que o trabalho que a sociedade junto com a prefeitura, junto com a secretaria de saúde estar fazendo estar dando certo. Tucumã estar no certo, trabalhando a prevenção que é o único caminho no combate ao Coronavírus. Neste momento temos que intensificar cada dia mais a prevenção para que o nosso município não viva essa epidemia, graças a Deus deu tudo certo, um grande abraço”.

Siga as instruções do Ministério da Saúde – É fundamental que todos sigam a cartilha de instruções de segurança do Ministério da Saúde. Em caso do desenvolvimento de sintomas como febre, tosse seca e dificuldade respiratória, procure imediatamente o serviço de saúde, e evite locais públicos com aglomeração de pessoas.

Comitê de Crise – A Secretaria Municipal de Saúde continua vigilante e orienta que toda pessoa com febre, ou pelo menos um sintoma respiratório, que esteve em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, deve entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde ou o Comitê de Crise contra o Covid – 19 para notificação e investigação, por meio dos contatos: 9 – 9973 – 3185