Secretaria de Saúde inicia ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

O trabalho de combate reunirá várias outras ações, incluindo visitas domiciliares nos bairros em terrenos baldios e residências dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias.

Com Informações de Roney Wydiamaior

Esta prevista para iniciar a partir desta sexta – feira, dia 02 de fevereiro uma serie de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que transmiti as doenças Dengue, Zika Vírus, e Febre Chikungunya. Os trabalhos serão coordenados pela a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Tucumã.

Os trabalhos iniciam na Câmara Municipal com a entrega de EPI’S, Uniformes, Capacitação e Conscientização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Outras ações serão desenvolvidas para o combate dos mosquitos durante todo o mês de fevereiro e março.

Inicialmente os profissionais de saúde irão visitar órgãos públicos e fazer vistoria em diversos bairros do município de Tucumã para identificar pontos que possam ser focos do mosquito. Caso necessário poderá haver o recolhimento de objetos que possam acumular água, como garrafas, copos descartáveis, latas, dentre outros.

Além do trabalho de prevenção com a identificação desses potenciais focos de proliferação do mosquito, a equipe composta pelos coordenadores municipais de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e da Atenção Básica, além da secretária municipal de Saúde, farão panfletagem e também dialogar com os munícipes.

“Nosso trabalho com esta ação é envolver as pessoas, em seus locais de trabalho, escolas e em suas casas no de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, pois é um trabalho que depende da colaboração de todos nós, poder público e sociedade”, destaca o secretário municipal de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio.

O trabalho de combate na cidade de Tucumã reunirá várias outras ações, incluindo as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e dos Agentes Comunitários de Endemias – ACE, além de mutirões nos bairros em terrenos baldios e residências.

A Secretaria Municipal de Tucumã é um setor vinculado a Prefeitura Municipal de Tucumã e tem como objetivo principal realizar ações e programas que garantam a Atenção Básica a Saúde da comunidade tucumaense. Com uma gestão voltada para o bem comum, o bom atendimento e uma politica de inserção de programas governamentais que garantam a assistência médica para toda comunidade, indistintamente, de forma a garantir uma assistência social de qualidade.