Para estimular as pessoas a doar sangue a Unidade Regional em Redenção da Fundação do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu hoje (23), vinte e seis (26) servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã e voluntários com objetivo de abastecer o estoque de sangue na unidade regional do Hemopa de Redenção.
A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde de Tucumã com a unidade hospitalar, cujo banco de sangue – que atende hospitais também fornece sangue para serviços de outras 15 localidades na região do Araguaia Paraense – está com estoque baixo. “Para os tipos ‘O’ positivo e ‘O’ negativo (o primeiro, tipo de sangue mais comum; o outro, doador universal) o que preocupa é que agora, com o inverno e no período de férias, há queda de no número de doações. Os problemas e as doenças, porém, não tiram férias.
Na ocasião da doação foi feito um cadastro, exame sanguíneo, triagem clínica e, por fim, a coleta, que durou de vinte (20) á 30 minutos. São coletados, aproximadamente, 460 ml de sangue. Após o processo, o doador recebeu lanche e suco.
Os requisitos básicos para doar sangue são ter boa saúde; ter entre 16 e 60 anos; pesar no mínimo 52 quilos; dormir no mínimo seis horas; evitar alimentos gordurosos antes da doação, assim como fumar nas duas horas anteriores. Um doador pode salvar até quatro vidas.
Doe sangue, doe vida!
Uma meia horinha para quem doa, anos de vida para quem recebe. De forma simplificada, assim pode se definir o ato – de amor ao próximo – de doar sangue. “É um gesto de extrema nobreza, e isso deve ser incentivado, portanto foi um sucesso, fica a minha gratidão a todos ”, define Raphael Antônio, Secretário de Saúde de Tucumã.