“O Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, explica que ao lado do paciente o solicitante do serviço terá condições de responder perguntas essenciais feitas pelo médico regulador. ”
Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, explica que ao lado do paciente o solicitante do serviço terá condições de responder perguntas essenciais feitas pelo médico regulador. As informações repassadas ajudam o médico a detectar de forma mais rápida as necessidades da vítima e a definir qual recurso deve ser enviado.
Prioridade
O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco. Pondera, Raphael Antônio.
Deve-se ligar para o número 192 em situações de urgência, tais como parada cardiorrespiratória; acidente de trânsito com vítima; queimadura grave; suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); choque elétrico; dor forte no peito, pois pode ser infarto; queda grave, em que a pessoa bate a cabeça, por exemplo; queda ou outro acidente que ocasione fratura, entre outras situações.
Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. Para realizar atendimentos, o Samu 192 de Tucumã possui unidade básica e avançada, com ambulância e com uma equipe treinada conforme normas do Ministério da Saúde.
Saiba como utilizar o Samu 192
– Manter-se próximo à vítima;
– Tentar manter a calma;
– Informar ao telefonista o endereço, pelo menos dois pontos de referência e idade aproximada do paciente. Caso saiba, também informar as doenças conhecidas do paciente;
– Descrever com clareza o que aconteceu, o que o paciente está sentindo e responder às perguntas do médico;
– Seguir as orientações passadas pelo médico.
Quando acionar o Samu 192
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.