Sistema FIRJAN classifica município de Tucumã em 1º lugar no Pará

Com Informações de Lourivan Gomes/ Fotos Roney Wydiamaior

Em relatório nacional divulgado na última quinta-feira (10) pelo Sistema FIRJAN sobre a Gestão Fiscal das prefeituras do Brasil, o município de Tucumã obteve a pontuação 0,7889 e ficou em primeiro lugar no estado do Pará. Apenas nove municípios paraenses apresentaram boa gestão fiscal. O objetivo do estudo do Sistema FIRJAN é avaliar como são administrados os tributos pagos pela sociedade, já que as prefeituras são responsáveis por administrar um quarto da carga tributária brasileira, ou seja, mais de R$ 461 bilhões.

Apenas 43 municípios em toda a Região Norte apresentaram boa gestão fiscal. O relatório diz ainda que 937 prefeituras desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não declararam ao Tesouro Nacional como gastam os recursos públicos. O Sistema FIRJAN é composto pelas organizações CIRJ, SESI, SENAI e IEL. GESTÃO: Pagamento de servidores e fornecedores atualizados, cumprimento das exigências para contratação e realização de pagamentos, recolhimentos de tributos de acordo

com a legislação, manutenção das transparências são alguns dos quesitos obedecidos fielmente pela gestão do prefeito Adelar Pelegrini, que culminaram na classificação de Tucumã como o município número 1 no Pará em gestão.

Durante entrevista, Adelar definiu a conquista com as seguintes palavras, “trabalho em equipe, pé no chão, responsabilidade e obediência à legislação”. O prefeito disse ainda, que em 2013 quando assumiu a prefeitura, das 14 exigências do CAUC, o município estava com nove pendencias. “Regularizamos e mantemos a organização, de lá para cá conseguimos celebrar muitos convênios que melhoraram a qualidade de vida da população e várias outras obras ainda serão feitas com esses recursos. Antes Tucumã não podia receber verbas de convênios”, explicou Adelar.

BENEFÍCIOS: Devido à regularidade fiscal durante a gestão do atual prefeito, foi possível a captação de recursos para a reforma e ampliação do Ginásio Municipal; revitalização da Feira Livre; pavimentação da rua Afuá, avenida Balata e outras ruas. Ao todo foram 30 km de asfalto aplicados nas ruas de Tucumã. A construção da Praça Ronan Magalhães também foi outra importante conquista. Recentemente Tucumã também foi contemplada com convênio no valor de R$ 6 milhões via Ministério da Integração Nacional para duplicação da PA-279 no trecho urbano de Tucumã. A gestão transparente e obediente coloca o município em condições de vantagens na captação de recursos em todas as entidades bancarias.

OUTROS: A classificação de Tucumã em primeiro lugar em Gestão Fiscal no Pará pelo Sistema FIRJAN é referente ao ano de 2016, mas desde 2013 o município angaria títulos que atestam boa gestão, dentre eles: o Prêmio Transparência, concedido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Público Federal (MPF); título Municípios Verdes, concedido pelo Governo do Estado e o Selo Unicef em 1º lugar no Pará e 4º na Amazônia por desenvolver políticas de proteção à criança e adolescente.