Esse reconhecimento foi garantido, principalmente, por meio de duas capacitações realizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará.
Com Informações de Keila Santos/ Agência Pará
Treze municípios do sul e sudeste do Estado, que decretaram situação de emergência por conta do período chuvoso, receberam o repasse de R$ 400 mil reais cada para melhorar a trafegabilidades de estradas e vicinais. O recurso de convênios emergenciais é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), o Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará (CRGSP) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Rio Maria, Conceição do Araguaia, Xinguara e Itupiranga vão utilizar o dinheiro para aquisição de combustível usado nas máquinas para a restauração das vias. O coordenador da Defesa Civil do Município de Itupiranga, Nandiel Silva, explica que o recurso está disponível desde meados de maio. “Uma ajuda do governo do Estado que veio em boa hora porque mesmo que o período do inverno já tenha passado, só agora se inicia o momento propício para a realização das obras”, concluiu.
Já os municípios de Pau D’Arco, Bannach, Água Azul do Norte, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Tucumã, Cumarú do Norte, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu estão usando recurso para a locação de máquinas. O chefe de gabinete da Prefeitura de Bannach, Anderson Nazário afirmou que os 400 mil servirão para alugar “maquinários como caçambas, retroescavadeiras e patrol para a recuperação das estradas, entre elas, a principal vicinal do município com serviços de patrolamento e cascalhamento, e reformas das pontes que foram danificadas pelas chuvas”, ressaltou.
O secretário regional Jorge Bittencourt esclarece que as regiões sul e sudeste do Estado são destaque no país com o maior número de municípios, com situação de emergência, reconhecido pelo Governo Federal. Esse reconhecimento é imprescindível para a celebração dos convênios entre governo do Estado e prefeituras no repasse de ajuda financeira.
“Esse reconhecimento foi garantido, principalmente, por meio de duas capacitações realizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará. As capacitações, feitas no mês de fevereiro, em Marabá e Xinguara, possibilitaram as coordenadorias de defesa civil municipal a apresentação de projetos e o registro de forma adequada”, explicou o secretário regional. “Agora vários municípios já têm na conta bancária o recurso para melhorar a trafegabilidade das estradas. Ver a realização dos convênios, a partir de um esforço conjunto nosso com a Setran e a Defesa Civil e os municípios, é algo que nos alegra muito porque trabalhar de forma integrada com as prefeituras é o papel do Centro Regional”, completou.
O diretor de Planejamento da Infraestrutura de Transportes da Setran, Rodrigo Nassar informa que alguns municípios ainda vão receber o recurso após resolver pendências tanto no checklist técnico, quanto na documentação. Uma das cidades que o pagamento está em trâmite é a de Bom Jesus do Tocantins. No caso de outras que têm homologado o decreto estadual de situação de emergência, mas ainda não possuem processo, a Setran está entrando em contato com as prefeituras para garantir que todas as etapas sejam concluídas até o final de junho para que sejam firmados os demais convênios.