Tucumã recebe reforço com ambulância tipo UTI Móvel para salvar vidas da doença Covid – 19

Prefeitura de Tucumã recebe ambulância UTI Móvel doada pela Vale

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “ Tempo de Paz e Prosperidade”/ Fotos/ Wesley Costa.

O combate à pandemia da Covid-19 no município de Tucumã ganhou reforço de uma Ambulância UTI Móvel para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento de urgência e emergência para hospitais regional de Marabá na região de Carajás e Redenção no Araguaia Paraense.

Com essa ação a Prefeitura de Tucumã ganhou mais um aliado no trabalho de assistência à saúde da população tucumaense. Uma ambulância para a remoção de pacientes foi doada, nesta quinta-feira (2), pela empresa Vale à Secretaria Municipal da Saúde de Tucumã.

A entrega da ambulância UTI Móvel foi feita por Daniela Genú, relacionamento da Vale ao prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, secretária da Saúde, Beatriz Santana. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara Municipal, vereador Genivon Borges de Moraes, imprensa, e servidores da saúde que trabalham no Centro de Combate ao Coronavírus, instalado na escola estadual Thiago Gonçalves.

O prefeito Adelar Pelegrini agradeceu a doação e afirmou que o veículo será fundamental para assistência em saúde. “Vai ajudar muito o cidadão que precisar ir para hospital regional na região, em casos em que os pacientes precisam se deslocar com a necessidade de emergência. Muito obrigado a mineradora Vale, a cidade agradece certamente vidas serão preservadas”, disse. Pelegrini.

De acordo com a secretária de Saúde, Beatriz Santana, a ambulância tem equipamentos essenciais para o transporte de pacientes com risco de vida. “Muitas vezes quando o paciente chega em estado grave é necessário fazer uma transferência rápida para hospitais de referência, e os equipamentos desta UTI Móvel são decisivos para o transporte com vida de pacientes em estado crítico”, comentou a secretária, Beatriz Santana.

Mesmo com todos os esforços dos profissionais de saúde e ações do governo de Tucumã, o boletim epidemiológico por numero de 105 divulgado na noite desta quinta – feira revela avanço da doença. 901 casos monitorados. 2.756 casos descartados, 628 casos recuperados, 110 casos suspeitos, 1.283 casos confirmados e 14 hospitalizados e 13 óbitos.