Tucumã tem novo decreto contra o avanço do Covid-19; veja o que muda

A Prefeitura de Tucumã publica, nessa sexta-feira (21), novo decreto com medidas mais restritivas para conter o avanço do Coronavírus. A decisão veio durante a reunião do Comitê de Crise no Combate do Covid-19 de Tucumã que se reuniu, na última quarta (19).

Com medidas restritivas, o decreto terá prazo indeterminado, com mídia específica de
conscientização, e fiscalizações constante.

“A preocupação está na flexibilização do decreto governamental, mas a situação do município requer cuidados devido o aumento nos números de óbitos que o município apresentou nas últimas semanas”, disse o assessor jurídico da PMT, Sávio Roveno.

A reunião, de forma deliberativa, foi convocada pela prefeitura, com representantes da Saúde, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Social, além de membros da Polícia Militar, da Associação Comercial, da sociedade civil e autoridades religiosas. No encontro também estiveram presente o presidente da Câmara, vereador Chicão Ciclone, o promotor de Ourilãndia do Norte, que está respondendo por Tucumã, Odélio Garcia Júnior, o prefeito Dr. Celso Lopes e do vice-prefeito, Dr. Wanderlei Vieira.

Segundo o prefeito Dr. Celso Lopes, “daqui a 15 dias, vamos reavaliar a situação da saúde do município. Se precisar, sou favorável a decretar o lockdown. Vamos publicar decreto, vamos fiscalizar, mas vamos reavaliar. No âmbito municipal , precisamos fazer valer o decreto. O que vai valer para um, vai precisar valer para todos”, disse o gestor.

Veja o que muda:
* Comércios não essenciais funcionam até às 18h, com capacidade de 50%.
* Essencial até as 21h
* Pague leve, delivery e cozinhas dos restaurantes podem funcionar.
* Venda bebida alcoólica até as 18h, sem consumo no local.
*Academias: das 5h às 21h, com 50% da capacidade.
*Suspensão de arenas, quadras, campo e similares, além dos esportes coletivos.

Multa
Ao descumprimento, multas de R$3500 por ato serão aplicadas, podendo nas reincidências, serem aplicadas progressivamente em dobro.

Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT