Tucumã Vacina Primeiro Idoso Com Mais de 90 Anos Contra o Covid-19

“Nessa vida eu já passei um pedaço. Estou muito feliz”. Assim comemorou o primeiro idoso  com mais de 90 anos, a ser vacinado no município de Tucumã, sul do Pará. Jesuíno Gonçalves Pereira, de 99 anos, morador do bairro Centro, recebeu uma das 61 doses para o atendimento deste público na imunização contra o Coronavírus.

Ao saber da notícia publicada pela Prefeitura Municipal de Tucumã (PMT) da chegada de doses para idosos, Lucas Pereira, engenheiro civil de 25 anos, neto de Jesuíno, amanheceu o dia na porta da secretaria de saúde com os documentos do avô.

Maria Helena, filha do primeiro vacinado, disse que ele já estava ansioso aguardando a equipe de saúde chegar. “Quando eu contei, ele quis logo fazer a barba para se vacinar”. Ela é a filha mais nova dos oito filhos deste lavrador baiano, que há 35 anos mora na região. “A emoção é grande. Em junho, papai vai fazer 100 anos e estará imunizado dessa doença”, disse a filha.

A emoção também foi da técnica de saúde que aplicou novamente a “primeira dose”. A técnica de enfermagem Keilla Patrícia aplicou a primeira dose do município e agora a do primeiro idoso. “Esse é o meu segundo marco profissional e fazendo o que eu amo, que cuidar das pessoas”, comentou.

Cadastramento dos idosos

As vacinas são da marca Coronavac, que tem tecnologia chinesa e produção do Butantan, de São Paulo. Segundo a secretaria municipal da saúde, Aline Rocha, outros 60 idosos ainda serão imunizados seguindo cronograma. “Alertamos para quem tiver idoso em casa que procure a secretaria para realizar o cadastro. Vamos fazer o agendamento e realizar a vacinação na residência dele, com todos os cuidados contra a propagação do covid-19”, explicou a secretaria de saúde.

“Ainda nesta quinta-feira (11), no período da tarde, já temos o segundo idoso agendado. Em breve, estaremos levando as doses para atendimento dos idosos da zona rural”, explicou Patrícia Witeck, diretora de vigilância e saúde do município.

Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT