Vice-prefeito prestigia festa tradicional na Comunidade de Santa Luzia

O Vice –Prefeito Dr. Miguel Marques informou que o município de Tucumã respira essas festas tradicionais, que são onde as famílias e as comunidades se encontram.

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Yanne Braga.

O domingo na vicinal P -3, área rural do município Tucumã foi marcado com a realização da 6° edição do tradicional festejo na Comunidade de Santa Luzia. As centenas de pessoas que estiveram presentes se divertiram ao som do cantor Margomante. Além da tradição, a festa também tem uma grande importância para a cultura do município já que envolve diversas atrações e atrai muitos visitantes de outras localidades rural e da cidade devida a participação de muitos empresários.

O evento contou também com a presença do vice – prefeito Dr. Miguel Marques acompanhado do vereadores Laudi Witeck, José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca) e os Secretário de Saúde Raphael Antônio, de Meio Ambiente Turismo e Indústria Clarismar Oliveira e lideranças da região que estiverem prestigiando o evento na Comunidade.

Por volta das 11 horas da manhã uma equipe composta por pessoas da Comunidade de Santa Luzia liderada por José Lino Gorges começaram servir o churrasco no espeto, sendo que para sobremesa foram colocados para degustação bolo, sagou, doces, refrigerantes, cerveja entre outros aperitivos. Em seguida foi realizado o sorteio da rifa de uma bezerra e ainda na parte da tarde iniciou a parte esportiva com abertura do torneio de futebol.

José Lino Gorges uns dos principais representantes da comunidade na vicinal P -3, fez questão de receber e agradecer pessoalmente a todos que vieram participar e colaborar com a Comunidade de Santa Luzia. Segundo ele a cada ano o evento vem superando as expectativas com a presenças das pessoas que vem participar das festividades. Lino enfatizou e destacou que é a comunidade tem o que oferecer já que um momento de inteira comunhão entre as famílias restando apenas por nossa parte tão somente deixar um agradecimento a todos pela a participação.

Para o Vice –Prefeito de Tucumã Dr. Miguel Marques que esteve acompanhado da esposa Fabiana Arpini e outros integrantes da família Arpini informou que o município de Tucumã respira essas festas tradicionais, que são onde as comunidades se encontram. É, uma festa maravilhosa nós fomos muito bem atendidos aqui pelas as famílias e nos vemos aqui essa integração das famílias sul do Brasil mantendo a tradição dos eventos na região e um evento bonito e organizado e todos os organizadores bem como a comunidade todos estão de parabéns”. Afirmou o vice – prefeito.

Dr. Miguel Marques comentou a respeito de algumas reivindicações recebidas por alguns produtores rurais no que diz respeito a melhorias da trafegabilidade da estrada da vicinal da P -3 ao qual e tido como uma região conhecida pela a diversidade de diversas culturas agrícolas.

“Olha a estrada vicinal foi recuperada recentemente e se encontra em perfeito estado de conservação porém Roney existem ainda um problema que nos foram relatados aqui pelo os produtores rurais que são as questões das pontes e iremos levar ao conhecimento do prefeito Adelar Pelegrini e ao nossos vereadores para que juntos possamos fazer um trabalho de reconstrução dessas pontes uma vez que a região e tido como produtora de grãos de milho o que diariamente trafegam colheitadeira e caminhões que trazem insumos agrícolas e precisam de boas pontes para escoarem a produção”. Enfatiza Dr. Miguel Marques.

Raphael Antônio Secretário de Saúde, disse estar grato por estar participando da 6° edição dos festejo na Comunidade de Santa Luzia sendo que ele já o faz este ano pela o terceiro ano consecutivo. “É um prazer imenso estar aqui interagindo com a comunidade de Santa Luzia e nós estamos escutando a comunidade e percebemos que os produtores nessa região são empreendedores e se preocupam muito com desenvolvimento rural e com o progresso da cidade Tucumã e nos que façamos parte do poder público na qualidade de secretário nós temos que acompanhar essa linha de empreendedorismo para que juntos fazer de Tucumã uma cidade cada vez melhor”. Enalteceu Raphael Antônio.

O vereador Laudi Witeck aproveitou o momento pra agradecer a Deus e a comunidade por promover a festa em homenagem a Santa Luzia ao qual parabenizou a todos pela a iniciativa. Witeck lembrou os bons resultados que os produtores rurais alcançou ao longo do ano mesmo o preço do cacau ter sofrido queda na comercialização porém o resultado em relação a produtividade foram excelentes. “Então os produtores perderam no preço mas ganhou na produtividade e agente nota que a 20 anos atrás o único meio de transportes era a cavalo ou de bicicletas e hoje se percebe uma melhoraria na qualidade de vida desses mesmos produtores que a grande maioria algo em torno de 70% todos estão de camionete novas e isso mostra que nossos produtores rurais estão bem financeiramente, então ouve uma grande avanço”. Pondera Laudi Witeck.