O município de Tucumã vai aderir ao programa por meio de convênio entre prefeitura e o governo federal, para democratizar a comunicação, principalmente no setor da educação.
Com Informações de Roney Wydiamaior
O município de Tucumã será beneficiado com o programa do Governo Federal “Internet para Todos”, que leva de forma gratuita conexão banda larga a diferentes localidades do País. Inicialmente está prevista para atender com pontos de conexão as localidades da Agrovila do Cuca e as Vilas da P 07 e cotovelo na vicinal P 09, nessa região existem escolas, unidades básicas de saúde.
Para se habilitar ao programa “Internet para Todos”, a Administração Municipal de Tucumã cadastrou o projeto no final do ano de 2017 no Ministério das Comunicações e, vinha articulando para que Tucumã fosse incluído na lista dos municípios a serem beneficiados nesta etapa.
As cidades beneficiadas receberão uma antena e serão conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem como intuito democratizar o acesso à internet, buscando a inclusão digital de populações que, seja por hipossuficiência econômica ou por não dispor de serviços de internet em sua localidade de residência, e não conseguem contratar serviços de internet de Banda Larga.
Para o prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini as áreas beneficiadas terá um custo bem menor para se conectar à internet e que o programa vai possibilitar que as comunidades rurais que serão beneficiadas recebam internet de banda larga de qualidade conectando- as com a rede mundial de computadores. Segundo o prefeito objetivo e expandir o acesso de internet as mais longínquas comunidades do município socializando e fazendo uma verdadeira inclusão digital. Ressalta, o prefeito Adelar Pelegrini.
O prefeito informou ainda que o município de Tucumã vai aderir ao programa por meio de convênio entre prefeitura e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para democratizar a comunicação, principalmente no setor da educação. “Oportunizar o acesso a informação com caráter pedagógico torna-se um grande componente para melhorar a qualidade da educação visto que a internet é tão necessária nos dias de hoje”, destacou Adelar Pelegrini.
O Secretário de Saúde, Raphael Antônio e o vereador Raimundo dos Santos ‘Du Santos’ representaram o município no lançamento do ‘Programa Internet para Todos’ lançando na cidade de Redenção pelo o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Os prefeitos paraenses mostraram-se interessados em aderir ao Internet para Todos logo após o ministro explicar o funcionamento do programa e as condições para a participação dos municípios. “Não vai ter custo para as prefeituras. Basta definir uma ou mais localidades a serem beneficiadas, escolherem uma área para instalar as antenas e depois pagar a despesa de energia elétrica, que será mínima”, explicou Kassab.
A conexão do Internet para Todos virá do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita ao cidadão, mas a preços reduzidos.